“Caminhos de Memória” é um exemplo de filme com potencial desperdiçado

“Reminescence” ou como traduziram no Brasil como “Caminhos da Memória” que parece mais um título de uma novela de Gloria Perez, é um longa de ficção científica de Lisa Joy, uma das criadoras de “Westworld”.

Embora o gênero principal seja ficção científica, o filme também é um romance neo noir.

Na trama, Miami sofreu severas consequências com o aquecimento global e tornou-se praticamente submersa (imagine São Paulo quando chove, mas aqui na sofisticação de Hollywood). O investigador Nick Bannister (Hugh Jackman) é uma das maiores referências quando se trata de recapturar memórias perdidas ou distantes e devolvê-las a seus contratantes. Mas quando ele percebe um conflito pessoal com sua cliente Mae (Rebecca Ferguson), a situação torna-se complicada.

Embora a sinopse seja bastante interessante, assim como a estética visual do filme, usar Miami submersa pelas águas foi um recurso gratuito que colaborou mais em algumas cenas visualmente bonitas que de fato para sua história.

Uma vez ou outra algumas frases tentavam fazer um paralelo com a situação atual da cidade como uma tentativa de justificar essa decisão criativa.

A produção de designer de Howard Cummings é estonteante e funciona, mas na história nem tanto.

Inclusive os maiores problemas de “Caminhos da Memória” parte de seu roteiro.

Com um elenco de primeira, direção primorosa, o enredo bebe da mesma fontes de grandes sucessos neo noir como “Blade Runner”, mas aqui usa-se um romance para mascarar o longa como algo inovador.

Falando em romance, é difícil torcer pelo casal, uma vez que essa relação é rapidamente estabelecida e os personagens e suas conexões não são trabalhadas previamente.

“Caminhos de Memória” é um exemplo de filme com potencial desperdiçado por histórias mal desenvolvidas e sem originalidade.

⭐️⭐️ – Regular

🎥 Filme: Caminhos da Memória (Reminescence)
🟣 Disponível em: HBO Max

Direção: Lisa Joy

2021 ‧ Ficção científica ‧ 2h 28m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑