
“Closer – Perto Demais” é um tapa na cara de quem vai assistir ao filme esperando um romance comum.
O longa de Mike Nichols não tem medo de expor as fragilidades de seus personagens que vão culminar em conflitos pesados.
O filme é baseado numa peça teatral de Patrick Marber e no Brasil já teve uma adaptação teatral de Hector Babenco.
Na trama, Anna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida, que se divorciou recentemente. Ela conhece e seduz Dan (Jude Law), um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituários, mas se casa com Larry (Clive Owen). Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar e usa Alice (Natalie Portman), uma stripper, como musa inspiradora para ganhar confiança e tentar conquistar o amor de Anna.
O enredo principal já mostra o quanto essas pessoas usam as outras para satisfazer seus próprios interesses, mas o filme de Nichols ultrapassa essa narrativa e mostra mais camadas complexas desses personagens.
Traições e inseguranças fazem parte dos términos e reconciliações dessas relações instáveis.
Em uma cena específica quando Dan diz para Alice que a ama, ela o questiona sobre o amor com um diálogo potente que toca numa questão que todos precisam repensar. Inclusive o que esse filme faz muito bem são os diálogos.
Além disso o elenco todo tem uma química extraordinária.
Você precisa estar atento as passagens de tempo durante a história — que acontecem muitas vezes —, os mais desatentos podem se perder durante a trama.
“Closer – Perto Demais” inicia e termina ao som de “The Blowers Daughter”, de Damien Rice e com sua cena final só reforça que é um dos romances mais doloridos e realistas da história do cinema.
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ – Excelente
🎥 Filme: Closer – Perto Demais (Closer)
🔴 Disponível em: Netflix
Direção: Mike Nichols
2004 ‧ Romance/Drama ‧ 1h 44m
Deixe um comentário