
“Doutor Sono” é a sequência de “O Iluminado”, de 1980 e ambos são baseados nos livros de Stephen King, porém mesmo sendo uma sequência do clássico de Kubrick, “Doutor Sono” não deve ser comparado e precisa ser visto como uma nova obra, mas você precisa ver o primeiro.
O que torna esse filme único é a escolha de narrativa de Mike Flanagan, não é um terror psicológico como o de Kubrick, que adaptou “O Iluminado” para os cinemas, tanto que o próprio Stephen King já disse várias vezes que não gosta da adaptação de Kubrick — embora o filme seja espetacular.
Nesse novo longa, Mike Flanagan é o diretor e roteirista, também responsável pela série “A Maldição da Residência Hill”, e o filme “Hush – A Morte Ouve”.
Na trama, acompanhamos Danny Torrance (Ewan McGregor) que sobreviveu a uma tentativa de homicídio por parte do pai, um escritor perturbado pelos espíritos malignos do Hotel Overlook. Já adulto, traumatizado e alcoólatra, Danny se estabelece em uma pequena cidade, onde consegue um emprego no hospital local. Sua paz, porém, está com os dias contados a partir de quando cria um vínculo telepático com Abra (Kyliegh Curran).
O filme em algumas partes tem momentos tristes e angustiantes e depois te coloca em uma “aventura” com magia, do qual você vai torcer muito pelos heróis da história.
Se você assistiu “O Iluminado”, é claro que a experiência desse filme vai ser mais rica, o longa tem apelo nostálgico que funciona e que presta homenagem ao clássico de Stephan King.
O thriller é eficiente em roteiro e direção, tem um grande elenco, onde Ewan McGregor, Rebecca Ferguson e Kyliegh Curran tem uma forte presença em tela e nos convence com as motivações de seus personagens.
“Dr Sono” expande o universo de “O Iluminado” e respeita a obra fiel.
⭐️⭐️⭐️⭐️ – Ótimo
🎥 Filme: Doutor Sono (Doctor Sleep)
🟣 Disponível em: HBO Max
Direção: Mike Flanagan
2019 ‧ Terror/Suspense ‧ 2h 32m