
“Evereste” é um longa baseado na tragédia de 1996, quando um grupo de quatorze pessoas tentaram subir a montanha mais alta do Monte Evereste e fracassaram porque uma grande tempestade de neve chegou. Oito dessas pessoas morreram primeiro e logo no dia seguinte outras devido as lesões sofridas do dia anterior. Essa fatalidade sempre volta ao debate, especialmente porque já foi feito outro filme sobre o tema, documentários e livros como “No Ar Rarefeito” de Jon Krakauer, que é um dos sobreviventes.
Eu particularmente achei difícil aceitar a ideia de que pessoas estavam indo para arriscar a vida no topo do Monte Evereste em um lugar com frio extremo. Antes dessa missão eles foram alertados pelos seus guias de que várias tragédias poderiam ocorrer, e não demora muito para que algumas comecem acontecer.
É evidente que logo quando as pessoas começam sofrer as consequências, você vai se importar e sentir o peso da situação.
Entretanto, o filme é cheio de personagens e não tem tempo de apresenta-los e por isso fica difícil criar uma conexão direta com eles.
Enquanto a adaptação falha ao não desenvolver melhor seus personagens, a direção acerta ao explorar o ambiente com o uso de planos abertos e câmeras que acompanha a dimensão das montanhas.
Apesar do grande elenco que conta com Jake Gyllenhaal, Keira Knightley, Robin Wright, dentre outros, é difícil você ver alguma cena em que algum desses atores ganhe destaque porque eles tem muito pouco tempo em tela.
Já a atriz Emily Watson (de “Chernobyl” tem êxito e passa todo o desespero necessário.
“Evereste” é um bom filme, com momentos de tensão, especialmente se você se colocar no lugar daquelas pessoas, caso contrário pode ser uma experiência literalmente fria.
⭐️⭐️⭐️ – Bom
🎥 Filme: Evereste (Everest)
🟠 Disponível em: Globo Play e Telecine
Direção: Baltasar Kormákur
2015 ‧ Aventura/Drama ‧ 2h 1m
Deixe um comentário