
“A Tragédia de Macbeth”, é um drama inspirado na peça teatral de Shakespeare, e já foi adaptado diversas vezes para os cinemas, mas provavelmente o novo filme de Joel Coen — dessa vez sem a colaboração do irmão Ethan Coen — é o que mais de destaca dentre todos os outros inspirados na peça shakespeariana.
Na trama, três bruxas o abordam Macbeth (Denzel Washington) e falam sobre sua visão de que ele será o próximo rei da Escócia. Ao contar a notícia para sua esposa Lady Macbeth (Frances McDormand), eles planejam o assassinato do rei atual do país para garantir o reinado de Macbeth.
O filme ousa ao expor na tela uma linguagem teatral, seja pelo uso do inglês antigo, ou pela escolha do diretor de fotografia Bruno Delbonnel, que explora uma visão minimalista, que transmite toda uma sensação claustrofóbica diante de uma estética inspirada no expressionismo alemão.
Em algumas cenas você tem a sensação de estar dentro de um labirinto, o que é uma perfeita metáfora para os conflitos internos que se encontram tais personagens.
Os méritos da direção de fotografia estão desde as escolhas de ângulos que mostram a amplitude dos locais, mas também do jogo de luz que captam cada expressão de seus personagens através de sombra e contraste. É tão encantador que fica difícil expor em palavras a preciosidade desse trabalho.
Mas não é só de estética visual que o filme se apoia, todo o clima de tensão e mistério é muito bem construído pelo roteiro adaptado e direção, mas também pela trilha sonora de Carter Burwell (de “Onde Os Fracos Não Tem Vez” e “Bravura Indômita”).
As atuações do elenco também estão à altura de todos os acertos, mas quem se destaca é a Frances McDormand, que interpreta com entusiasmo uma mulher obcecada, que fará de tudo para que seu marido cometa um ato criminoso.
“A Tragédia de Macbeth” é sobre personagens ferozes, ambiciosos, complexos e que beiram à loucura.
⭐️⭐️⭐️⭐️ – Ótimo
🎥 Filme: A Tragédia de Macbeth
⚫️ Disponível em: Apple TV +
Direção: Joel Coen
2021 ‧ Drama/Suspense ‧ 1h 45m
Deixe um comentário