
“Batman Eternamente” ignora todos os acertos estabelecidos por Tim Burton, e reinicia a franquia da pior maneira possível.
Na trama, Harvey Dent, o vilão Duas-Caras (Tommy Lee Jones) e Charada (Jim Carrey), dois excêntricos bandidos, decidem descobrir a identidade do Cavaleiro das Trevas (Val Kilmer) para depois mata-lo. Este por sua vez recebe a ajuda do jovem Robin (Chris O’Donnell) que tem sede de vingança, por ter perdido a família em um acidente provocado exatamente por Harvey.
Com a saída de Tim Burton da direção, e a entrada de Joel Schumacher, mudanças radicais foram feitas. Sem o tom soturno, a nova aventura ganha extravagância através de bastante neon.
Me causa indignação que a decisão de mais cores tenha vindo do diretor que sempre dirigiu obras mais sérias como “Um Dia De Fúria”.
Michael Keaton confessou não ter aceito o papel novamente porque o próprio Schumacher disse: “Por que tudo tem que ser tão sombrio?”
Sob a direção de fotografia de Stephen Goldblatt (de “Closer – Perto Demais, um dos meus filmes preferidos), a mudança visual se torna mínima diante de péssimas decisões criativas de roteiro.
Os vilões interpretados por Jim Carrey e Tommy Lee Jones, sempre que surgem em cena tiram o pouco que “Batman Forever” (título original) tinha para oferecer. Seus personagens excêntricos são extremamente irritantes, sem nenhum carisma e com motivações tolas.
A escalação de Nicole Kidman é outro desserviço, primeiro porque a atriz competente poderia oferecer muito mais à trama, e diante do pobre roteiro se torna uma coadjuvante esquecível.
Quem surpreende mesmo é o Val Kilmer, que eu considero uma das melhores encarnações do Bruce Wayne.
O ator Chris O’Donnell (Robin) foi uma ótima adição ao elenco, seu personagem merecia mais tempo de tela e desenvolvimento.
“Batman Eternamente” oscila entre momentos de vergonha alheia que testam a paciência, mas diverte nos pouquíssimos acertos.
⭐️⭐️ – Regular
🎥 Filme: Batman Eternamente (Batman Forever)
🟣 Disponível em: HBO Max
Direção: Joel Schumacher
1995 ‧ Aventura ‧ 2h 2m
Deixe um comentário