“Batman – O Retorno” é superior ao original e apresenta uma Gotham ainda mais fascinante e da um protagonismo maior ao Batman 

“Batman” de 1989, dirigida por Tim Burton me incomodou em alguns aspectos, e um deles era o seu tom teatral.

Mesmo se tratando do diretor em questão, que é conhecido por sua visão excêntrica, “Batman – O Retorno” equilibra muito mais esses aspectos apresentados no filme anterior e entrega um longa mais cinematográfico.

Seja pela evolução de Gotham — agora com um charme extra do tempo nevoso —, que nesse sequência é melhor aproveitada. Ou até pelo pelas cenas do Homem-Morcego em ação, que acontecem não só no último ato, como no decorrer da história.

Na trama, um milionário tenta transformar o Pinguim, um ser deformado que tinha sido abandonado ainda bebê nos esgotos, em prefeito da cidade. Como se isto não bastasse, surge a Mulher-Gato que, apesar de ser linda e sedutora, também tem dupla personalidade. Ambos se tornam verdadeiros pesadelos para Batman.

Sem a presença da insossa Vicki Vale (Kim Basinger), o longa só ganha com a adição da Mulher-Gato — interpretada brilhantemente pela atriz Michelle Pfeifer —, que faz a versão definitiva da personagem. Sinto muito, mas Anne Hathaway e Halle Berry ficaram muito abaixo dessa entrega visceral da atriz, que não só tem um ‘sex appeal’ necessário, como um magnetismo único que casa perfeitamente com esse universo cheio de mistério.

E a falta do Coringa na trama poderia ser sentida, especialmente se tratando de uma versão interpretada por Jack Nicholson. Mas diferente de alguns que acham que o Pinguim de Danny DeVito não tem carisma, eu discordo. Qualquer outro vilão comparado ao um Coringa, seja de Jack Nicholson ou Heath Ledger se torna inferior. No futuro, o mesmo aconteceu com o ótimo Bane de Tom Hardy em “O Cavaleiro das Trevas Ressurge”.

“Batman – O Retorno” é superior ao original porque a trama segue com maior fluidez, apresenta uma Gotham ainda mais fascinante e da um maior protagonismo ao Batman, embora ele sempre seja um pouco ofuscado pelos coadjuvantes.

⭐️⭐️⭐️⭐️ – Ótimo

🎥 Filme: Batman – O Retorno (Batman Returns)

Direção: Tim Burton

1992 ‧ Aventura ‧ 2h 6m

Um comentário em ““Batman – O Retorno” é superior ao original e apresenta uma Gotham ainda mais fascinante e da um protagonismo maior ao Batman 

Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑