
“Benedetta” é uma biografia dramática baseado em uma história real que tem como obra base o livro “Atos Imodestos”, de Judith C. Brown.
Na trama, Benedetta Carlini (Virginie Efira) é uma freira italiana que faz parte de um convento desde sua infância, quando foi dada por sua rica família ao convento. Desde então ela sofre de um distúrbio e tem perturbações e visões religiosas sobre a Virgem Maria, e visões eróticas com Jesus Cristo. Ela se torna venerada pelos religiosos por conta de sua fé, mas em seguida condenada após a descoberta de seu caso amoroso com Bartolomea.
O longa dirigido por Paul Verhoeven, — bastante conhecido por seus thrillers sexuais como “Instinto Selvagem” e “Showgirls” — é extremamente provocativo ao mostrar as hipocrisias dos dogmas religiosos através de uma trama que envolve muito sexo, religião e homossexualidade.
A hipocrisia da época fica nítida através de uma cena em que um acessório que dá prazer, ora é julgado como pecaminoso, e em outra um objeto de penetração é usado para tortura como forma de punição.
E se não bastasse os temas polêmicos — que podem desagradar um público específico — as cenas sexuais são constantes e envolvem nudez.
Mas nem só de provocações se trata o novo trabalho de Paul Verhoeven, a história além de explorar os conflitos sexuais de Bernadetta e Bartolomea, consegue ser bastante efetiva ao abrir questionamentos sobre fé, julgamentos e o controle da igreja na época.
Além disso, no último ato o roteiro explora o período da peste negra, intercalando com os outros dramas centrais.
No elenco, as atrizes Virginie Efira (Benedetta); Daphane Patakia (Bartolomea) e Charlotte Rampling (Felicita) são responsáveis por interpretações potentes. Já o ator Lambert Wilson não fica para trás ao dar vida ao inescrupuloso e impiedoso Nuncio.
“Benedetta” definitivamente não é o longa que vai agradar à todos, mas quem for esperando um drama diferenciado e ousado pode ser surpreendido positivamente.
⭐️⭐️⭐️⭐️ – Ótimo
🎥 Filme: Benedetta
🟡 Nos cinemas
Direção: Paul Verhoeven
2021 ‧ Drama/Romance ‧ 2h 11m
Deixe um comentário