
“Capote” é um drama criminal sobre o escritor Truman Capote e seu desejo de destrinchar todas as informações de um crime brutal.
Na trama, Truman Capote (Philip Seymour Hoffman) lê um artigo no jornal sobre o assassinato de quatro integrantes de uma conhecida família de fazendeiros. Acompanhado por Harper Lee (Catherine Keener), sua amiga de infância, Capote viaja até lá e surpreende a sociedade local com sua voz infantil e seus maneirismos femininos. Logo, o escritor ganha a confiança de Alvin Dewey (Chris Cooper), o agente que lidera a investigação pelo assassinato. Pouco depois, os assassinos, Perry Smith (Clifton Collins Jr.) e Dick Hickock (Mark Pellegrino), são capturados, onde são julgados e condenados à morte.
A motivação do romancista e repórter faz com que sua vaidade — em desenvolver o melhor livro de sua carreira —, crie um vínculo direto com um dos agressores. Mas também fica implícito que além de estar exercendo sua profissão, ele possa estar desenvolvendo algum laço maior com o criminoso.
Sem perceber, somos inseridos nesse quebra-cabeça que mexe com nossas emoções. Ora estamos julgando as escolhas do protagonista, depois somos norteados com revelações que nos fazem crer que estávamos errados, até descobrirmos que nem tanto assim.
A atuação de Philip Seymour Hoffman é responsável por expor com primor a ambiguidade de Truman Capote.
A direção de Bennett Miller conduz todo o drama com perfeição, explorando camadas intrínsecas dos seus complexos personagens.
Embora seja um drama criminal, existe um clima de suspense, seja pela direção de fotografia de Adam Kimmel, que usa paletas de cores e tons escuros que nos remetem as melhores obras ficcionais de David Fincher.
“Capote” não só conta uma história baseada em fatos reais, como explora um pouco dos relacionamentos interpessoais e laços familiares. Mas sem cair no clichê de entregar respostas, somos convidados a mergulhar na psique humana.
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ – Excelente
🎥 Filme: Capote
🔵 Disponível em: Prime Video
Direção: Bennet Miller
2005 ‧ Drama/Crime ‧ 1h 38m
Deixe um comentário