
“Taxi Driver” é um suspense psicológico dirigido por Martin Scorsese, e é um daqueles filmes que até hoje serve como inspiração para outras obras cinematográficas.
O roteirista Paul Shrader usou como base o romance “Notas de um Subsolo” de Fiódor Dostoievsky. Recentemente o diretor Todd Phillips deixou claro as influências do clássico estrelado por Robert De Niro, no seu longa “Coringa”, assim como o diretor Dan Gilroy de “O Abutre”, ambos filmes que eu considero excelentes.
Na trama, Travis Bickle, 26 anos (Robert De Niro) e veterano da Guerra do Vietnã, é um homem solitário no meio da grande Nova York. Logo, ele começa a trabalhar como motorista de táxi no turno da noite, crescendo o sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Travis começa a cogitar algumas medidas drásticas para mudar esse cenário.
O longa explora a psique humana do protagonista com primor.
Cercado por uma cidade quebrada, onde existe a desesperança, os conflitos internos de Travis vão ganhando força, e toda a angústia que habita em sua mente fica perceptível.
A direção de Martin Scorsese e a atuação de Robert De Niro funcionam de forma exemplar, é assustador acompanhar as mudanças psicológicas do personagem de De Niro e tudo é executado com o tempo necessário.
Além dos notáveis acertos, ver ou rever esse clássico pela primeira vez será uma experiência ainda mais gratificante, já que você poderá notar semelhanças com alguns novos filmes do gênero.
“Taxi Driver” é sobre a podridão de uma cidade urbana e a mente inquietante de um homem que espera por um mundo melhor.
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ – Excelente
🎥 Filme: Taxi Driver – Motorista de Táxi (Taxi Driver)
🟣 Disponível em: Telecine
Direção: Martin Scorsese
1976 ‧ Drama ‧ 1h 54m
Deixe um comentário