
“Free Guy – Assumindo o Controle” é uma mistura de vários filmes que deram certo como “Jogador Nº 1” e “O Show de Truman”, mas as semelhanças vão além.
Na trama, Guy (Ryan Reynalds) é um personagem não-jogador (NPC) em Free City, um jogo de RPG online. Sem saber que o mundo em que vive é um videogame, ele trabalha como caixa de banco em uma entediante rotina, que repete diversas vezes — como no clássico “O Feitiço do Tempo” —, um recurso usado excessivamente no cinema. No jogo, Millie (Jodie Comer), conhecida como Molotov Girl, chama a atenção de Guy cantando sua música favorita da Mariah Carey, e ele começa a se desviar de sua programação. Pegando um par de óculos de um jogador, Guy vê Free City através de uma versão única da interface do jogador e surpreendentemente vira um jogador. Agora ele precisa aceitar sua realidade e lidar com o fato de que é o único que pode salvar o mundo.
Os clichês frequentes acabam tirando o brilho de um filme que poderia ser tão mais criativo e original quanto “Jogador Nº 1”, ainda mais tendo como um dos roteiristas Zak Penn que também colaborou para o filme de Steven Spielberg.
Mas em um longa visualmente atrativo e com os carismáticos Ryan Reynalds e Jodie Comer, chegar à conclusão final e sentir aquele gostinho de que a aventura tinha muito potencial e foi desperdiçada por excessivos clichês acaba sendo um pouco frustrante.
Ainda assim, os efeitos especiais e visuais são mágicos e criam uma dimensão bastante imersiva.
É evidente que a aventura descompromissada funciona e entrega momentos divertidíssimos que incluem ótimas sequências de ação e referências da cultura pop.
Uma trilha sonora bem gostosinha — daquelas que farão você procurar a playlist para ouvir —, também são um dos ingredientes. A canção “Fantasy” da Mariah Carey é uma daquelas que gruda como chiclete.
“Free Guy” diverte e garante boas risadas, mas não é nenhuma aventura que você já não tenha visto antes.
⭐️⭐️⭐️ – Bom
🎥 Filme: Free Guy – Assumindo o Controle (Free Guy)
🟣 Disponível em: Star Plus
Direção: Shawn Levy
2021 ‧ Aventura ‧ 1h 55m