
“Jadotville” não é um dos melhores filmes de Guerra, mas é um bom entretenimento para quem gosta do gênero, pois sua história baseada em fatos reais é muito interessante.
Na trama, no período de 1961, 150 militares irlandeses comandados por Patrick Quinlan (Jamie Dornan), ficaram encurralados por um grupo de 3.000 soldados congoleses, chefiados por mercenários franceses e belgas que trabalharam para corporações de mineração.
O roteiro de Kevin Brodbin (“Constantine”) se baseia no livro de Declan Power intitulado “Siege At Jadotville” (também título original do filme).
Embora a história real tenha bastante influência política, a adaptação cinematográfico gira muito no cerco de Jadotville.
Em uma desastrosa missão dos soldados irlandeses que não tinham comida e munição, além de enfrentarem um jogo sujo e covarde de seus adversários que contaminavam até a água deles como uma estratégia para vencê-los.
O sentido de urgência existe, mas a montagem não colabora para que você sinta um peso maior da história real, já que muitos dos tiros são filmados, mas nunca vemos de fato quem são as pessoas atingidas.
Mesmo sabendo que os feridos e mortos foram os inimigos e não nenhum dos soldados, mostrar todas as consequências dos disparos e as vidas perdidas é um dos principais acertos dos filmes de Ação e Guerra.
O ator Jamie Dornan está bem no papel do chefe responsável, imponente e irritadiço, mas ainda existem aqueles que preferem desvalorizar o potencial do ator por “50 Tons de Cinza”, esquecendo-se de que ele já realizou trabalhos competentes como na série “The Fall” ou até mesmo no premiado filme “Belfast”.
“Jadotville” não será um dos melhores filmes de Guerra que você terá visto, mas definitiva também não será um dos piores, rendendo boas horas em frente à tela.
⭐️⭐️⭐️ – Bom
🎥 Filme: Jadotville (The Siege of Jadotville)
🔴 Disponível em: Netflix
Direção: Richie Smyth
2016 ‧ Guerra/Ação ‧ 1h 48m
Deixe um comentário