
“Macbeth – Ambição e Guerra” diferente da recente adaptação “A Tragédia de Macbeth”, não abraça a mesma visão teatral do longa estrelado por Denzel Washington.
Essa versão de 2015 é muito mais cinematográfica, mas não abandona o inglês medieval.
O texto original embora seja lindo e tenha seu charme — não é a melhor escolha para uma adaptação no cinema —, evidentemente funcionaria melhor em uma peça teatral.
E o grande acerto de “A Tragédia de Macbeth” foi exatamente não só utilizar o inglês arcaico como também toda uma estética visual que remete ao teatro.
A trama segue a mesma história, Macbeth (Michael Fassbender) é um general do exército escocês que conta com enorme respeito do seu rei por sua lealdade e vitórias em batalhas. Certo dia, encontra três bruxas que profetizam que ele um dia se tornará o novo rei da Escócia. Encorajado por sua manipuladora esposa Lady Macbeth (Marion Cottilard), que lamenta nunca ter conseguido lhe dar herdeiros, Macbeth se torna ambicioso e assassina o Rei Duncan, assumindo o trono. Atormentado pela culpa e paranoico, Macbeth se transforma em um rei tirano e cruel.
O longa certamente tem seus acertos, como a fotografia de Adam Arkapaw (de “O Rei”), ele usa aquele belíssimo tom alaranjado nas cenas de batalhas que remete ao gênero ‘Western’.
Inclusive o próprio diretor Justin Kurzel revelou em uma entrevista de que essa adaptação se trata de um faroeste. Ele também disse que preferiu desviar o foco fantasioso das bruxas e focar na imensidão desse mundo que pode acabar com as pessoas literalmente.
O ator Michael Fassbender me agradou bastante como Macbeth, ele transita com facilidade entre o homem comum para o louco louco durante as reviravoltas.
Embora eu tenha apreciado essa visão mais cinematográfica — tanto quanto a visão mais teatral dirigida por Joel Coen —, ficou evidente que a escolha do inglês arcaico casou muito melhor com a adaptação mais recente de Shakeaspeare.
⭐️⭐️⭐️ – Bom
🎥 Filme: Macbeth – Ambição e Guerra (Macbeth)
🟣 Disponível em: HBO Max
Direção: Justin Kurzel
2015 ‧ Drama/Guerra ‧ 1h 53m
Deixe um comentário