
Isso é obra-prima! E nada menos que isso deveria ser nomeado da mesma maneira.
“O Poderoso Chefão” é o primeiro filme de uma trilogia dirigida por Francis Ford Coppola com base no romance homônimo do ítalo-americano Mario Puzo.
A trilogia narra as tramas envolvendo a Família Corleone, umas das mais poderosas famílias da Máfia italiana nos Estados Unidos.
Esse longa atemporal nos emerge em uma conflituosa família envolvida no mundo do crime, onde traições e reviravoltas amargas cercam a vida de todos os envolvidos.
Mesmo que tenha quase 3 horas de duração, é impossível sentir-se entediado ou distante dos dramas apresentados.
E diante de todos os acontecimentos, o clima de perigo eminente existe — mesmo que de forma muito sutil.
Quando os momentos de violência entram em cena, nunca é de forma gratuita, ou simplesmente para chocar.
A direção precisa de Coppola unida por poderosas atuações de elenco, nos fazem acreditar — mesmo que por pouco — que estamos acompanhando filmagens reais sobre pessoas com dilemas conflitantes.
Marlon Brando é a própria encarnação de Vito Corleone, e me espanta que durante a escalação foi um ator desacreditado pelo diretor da Paramount Pictures.
Al Pacino (Michael Corlenone) também entrega uma atuação soberba, e foi outra escalação que não parecia a melhor escolha diante dos executivos.
Se você gostou de “Os Bons Companheiros”, entre milhares de outros filmes de máfia, ou séries como “The Sopranos”, saibam que essas obras só existiram por causa do sucesso estrondoso de “The Godfather” (título original).
“O Poderoso Chefão” deveria ser obrigatório, especialmente para os apreciadores de cinema de qualidade.
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ – Excelente
🎥 Filme: O Poderoso Chefão (The Godfather)
🟣 Disponível em: HBO Max
Direção: Francis Ford Coppola
1972 ‧ Crime/Drama ‧ 2h 55m