
Que o cineasta Paul Thomas Anderson é um dos melhores diretores da indústria cinematográfica é indiscutível, basta lembrar dos seus últimos sucessos como o espetacular “Sangue Negro” ou o ótimo “Trama Fantasma”, e a discussão está encerrada.
Porém o seu mais novo filme “Licorize Pizza” que rendeu 3 indicações ao Oscar, incluindo de Melhor Filme, Diretor e Roteiro Adaptado, me causou um misto de sentimentos opostos.
Na trama, Alana Kane (Alana Haim) e Gary Valentine (Cooper Hoffman) iniciam vários negócios, flertam, fingem que não se importam um com o outro e, inevitavelmente, se apaixonam por outras pessoas para evitar se apaixonar um pelo outro. Mas há um detalhe entre os dois: ela tem 25 e ele 15. Eles se conhecem em um dia de foto na escola de Gary, onde Alana está ajudando os fotógrafos no fatídico dia.
O roteiro de Paul Thomas Anderson é cuidadoso porque consegue fazer até com que uma diferença de idade — que envolve uma criança — passe despercebido aos olhos de muitos (não foi o meu caso).
A direção também é eficiente porque conduz as dúvidas, ansiedade e paixões desses personagens com uma naturalidade admirável.
Enquanto a protagonista Alana experimenta novos empregos, o auto-confiante — ou petulante mesmo — Gary mergulha no empreendedorismo.
A atuação de Alana Haim é o ponto alto do filme pra mim. A atriz consegue expressar seus sentimentos sem dizer nada, destaco a cena enquanto ela observa uma DR de um casal homossexual.
Cooper Hoffman também está muito bem no papel. Pra quem não sabe ele é o filho do ator Philip Seymour Hoffman (“Capote”), e em seu primeiros trabalho mostra que herdou o talento do pai.
“Licorize Pizza” merece ser lembrado na categoria principal do Oscar, porém isso não o torna o meu favorito. Na minha visão é mais um ‘confort movie’ da temporada, assim como “Juno” foi em 2008, por sinal no mesmo ano que longas como “Sangue Negro”, “Onde Os Fracos Não Tem Vez” e “Desejo e Reparação” foram indicados.
⭐️⭐️⭐️ – Muito bom
🎥 Filme: Licorize Pizza
🟡 Em exibição nos cinemas
Diretor: Paul Thomas Anderson
2021 ‧ Romance ‧ 2h 13m
Deixe um comentário