”Titane” é um terror do subgênero “horror body” que ganhou a Palma de Ouro em Cannes 

“Titane” é um terror do subgênero “horror body”, ganhador da Palma de Ouro em Cannes.

Na trama uma criança sofre um acidente de carro. À partir desse evento traumático, no hospital eles inserem uma placa de titânio em seu crânio. Na vida adulta ela começa a ter atração sexual por carros. Depois de um tempo, uma gravidez inesperada acontece e um bombeiro se reencontra com um homem que diz ser seu filho perdido.

“Titane” não é pioneiro ao abordar essa atração sexual envolvendo carros. O thriller “Crash – Estranhos Prazeres” era sobre um homem que sofreu um acidente de carro e desenvolveu uma doentia atração sexual por uma das vítimas, envolvendo-se em um grupo que reconstituía desastres automobilísticos em busca de prazer.

Eu nunca tive a mente fechada para filmes que desafiem meu imaginário, ou que me faça buscar por respostas não encontradas de imediato. Filmes como “Mãe”, “Devorar”, “A Lenda do Cavaleiro Verde”, entre outras produções recentes que fugiram dos padrões e apresentaram histórias complexas — ou com cenas grotescas — se tornaram alguns dos meus filmes favoritos. Mas todos esses tinham algo em comum, a bizarrice servia um propósito mais claro — o que difere “Titane” desses outros títulos.

O roteiro explora um lado assassino da protagonista que nunca é justificado, há quem diga que ela encontrou o amor e por isso a virada repentina.

Quanto mais eu destrincho os símbolos de “Titane”, eu menos gosto do terror dirigido por Julia Ducournau (de “Grave”).

O longa inicia com situações que causam uma estranheza instantânea. No segundo ato, a diretora desacelera o ritmo e explora mais dos personagens, especialmente do bombeiro que cria uma relação intrigante com a protagonista.

As atuações de Agathe Rousselle e Vincent Lindon são o ponto alto, além da fotografia de Ruben Impens (de “Querido Menino”).

“Titane” poderia ser mais aceitável se não usasse a esquisitice de forma desenfreada, mas como o choque parece ser um dos requisitos para Cannes, ao menos o reconhecimento foi atingido.

⭐️⭐️ – Regular

🎥 Filme: Titane
⚫️ Disponível em: Mubi

2021 ‧ Terror ‧ 1h 48m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑