
“Um Dia” é um romance que foge dos estereótipos do gênero e apresenta a vida de um casal mostrando apenas um dia de cada ano durante duas décadas.
O filme é baseado no livro homônimo escrito por David Nicholls que se tornou o ‘best seller’ mais popular em 2010. No ano seguinte, a diretora Lone Scherfig (“Educação”) foi responsável pela versão cinematográfica com a colaboração do roteirista da obra original.
Na trama, Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess) se conheceram na faculdade, em 15 de julho. Essa data serve de base para acompanhar a vida deles ao longo de 20 anos. Nesse período, Emma enfrenta dificuldades para ser bem sucedida na carreira, enquanto Dexter consegue sucesso fácil tanto no trabalho quanto com as mulheres. Mesmo passando por diversas pessoas, a vida de ambos continua sempre, de alguma forma, interligada.
O longa se distancia de todos os romances clichês, pela sua sensibilidade ao tratar de assuntos rotineiros do dia-a-dia, e como a passagem de ano reserva momentos inesperados que viram suas vidas de cabeça para baixo.
O ponto alto é a naturalidade, essas mudanças nunca parecem abruptas em busca apenas de causar grandes impactos narrativos.
A trilha sonora, figuro e cenários nos transportam para as épocas retratadas durante os avanços dos anos.
Embora, esses acertos sejam notáveis, enquanto o roteiro foge dos clichês do gênero, os estereótipos dos personagens ficam bastante evidentes.
A atriz Anne Hathaway força o seu sotaque inglês, enquanto Jim Sturgess tenta ser o galã que pega todas as mulheres, e de vez em quando usa cocaína, mas nem como mulherengo e muito menos drogado ele convence.
“Um Dia” é um romance diferenciado que nos lembra bastante os filmes ingleses da década de 90, como “Um Lugar Chamado Notting Hill”. Mas esse drama romântico infelizmente reserva algumas reviravoltas amargas.
⭐️⭐️⭐️ – Bom
🎥 Filme: Um Dia (One Day)
🔴 Disponível em: Netflix e Star Plus
Direção: Lone Scherfig
2011 ‧ Romance/Drama ‧ 1h 47m
Deixe um comentário