“Looper” é um filme ambicioso, mas que as vezes se perde em sua própria pretensão

Antes de mais nada, já quero deixar claro que eu não detestei o filme e que reconheço o esforço do roteiro e direção, além do desempenho dos atores Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis e Emily Blunt em entregar um suspense instigante, porém comigo não funcionou tanto quanto eu esperava.

Na trama, viagens no tempo são uma realidade em 2044, mas estão apenas disponíveis no mercado negro. Seu principal cliente é a máfia, que costuma enviar ao passado pessoas que deseja que sejam eliminadas, já que é bastante complicado se livrar dos corpos no futuro. Os responsáveis por estes assassinatos são os loopers, organização a qual Joe (Joseph Gordon-Levitt) faz parte. Um dia, ao realizar mais um serviço corriqueiro, ele descobre que seu alvo é a versão mais velha de si mesmo (Bruce Willis), trazida em viagem no tempo por ter se tornado uma séria ameaça à máfia no futuro.

Inicialmente eu fui pego pela premissa e pelos efeitos visuais e fiquei bastante instigado pelo que viria no decorrer da história. Porém, essa premissa de viajar no tempo para acabar com criminosos já foi muito bem explorada por Steven Spielberg no excelente Minority Report, e como minha memória não é tão ruim assim, foi impossível não associar ambos os filmes. Eu não tenho problema algum em apreciar novos trabalhos que referenciem outros, desde que consiga me manter interessado tanto quanto sua referência original. As coincidências entre ambos não ficam apenas em suas premissas, como na passagem de tempo entre o passado e o futuro com uma diferença de 10 anos. Mesmo que “Looper” seja vendido como uma história original do diretor e roteirista Rian Johnson (“Entre Facas e Segredos”), enquanto “Minority Report” é inspirado em “The Minority Report” de Philip K. Dick, as coincidências são nítidas.

Mas antes essa ficção científica tivesse apenas um filme como base para sua história, o problema é que no segundo ato, quando o personagem de Bruce Willis precisa exterminar uma criança (que parece ter saído de um filme de terror como “Colheita Maldita”) caso contrário o futuro será terrivelmente afetado, imediatamente eu me vi vendo uma versão inferior de “O Exterminador do Futuro 2”. Entendem meu descontentamento? Por mais que o filme seja muito bem executado, eu sempre me sentia vendo as mesmas histórias que eu já vi (só que em melhores versões).

O terceiro ato perde um pouco a força do início e muda o ritmo do suspense instigante, e aposta mais no drama ao inserir o personagem de Joseph Gordon-Levitt em uma fazenda com Sara, interpretada pela sempre ótima Emily Blunt e o seu filho Cid, vivido pelo ator-mirim Pierce Gagnon), um garotinho difícil de engolir. Além disso, todas diversas subtramas dentro de um único filme, começam passar uma sensação de história sem polimento.

Mas nem só de erros é feito “Looper – Assassinos do Futuro”, a maquiagem feita para o ator Joseph Gordon-Levitt, embora cause um certo estranhamento, ficou incrível casou muito bem com a atmosfera futurística do filme. Além do ótimo desempenho dele contracenando ao lado de Bruce Willis, a química entre os dois atores em cena é muito natural.

A trilha sonora do compositor Nathan Johnson colabora com a atmosfera desse mundo distópico, além de transmitir o senso de urgência necessário para algumas cenas. Se o filme seguisse o mesmo nível alcançado da trilha sonora, certamente teríamos um clássico do gênero de ficção científica.

A direção de fotografia é do Steve Yedlin (“Star Wars: Os Últimos Jedi” e “Entre Facas e Segredos”), que realiza um trabalho competente.

“Looper – Assassinos do Futuro” vai exigir a sua atenção do começo ao fim, e ainda que você entenda tudo, algumas decisões criativas de roteiro podem não fazer sentido. Diferente de algumas pessoas que desgostaram do filme por encontrar incoerências narrativas, a minha experiência (apesar de da sensação de estar vendo uma reciclagem de vários filmes), foi razoavelmente boa, e acredito que para os menos exigentes essa pode ser uma ótima opção de entretenimento.

Confira o trailer:

⭐️⭐️⭐️ – Bom
🎥 Filme: Looper – Assassinos do Futuro (Looper)
🟣 Disponível em: HBO Max
Direção: Rian Johnson
2012 ‧ Ficção científica/Ação ‧ 1h 59m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑