“Versos de Um Crime” é sobre como as relações tóxicas e abusivas podem destruir a sua vida

O drama romântico ”Versos de Um Crime” é baseado em fatos reais, e conta com uma história interessante sobre o escritor Allan Ginsberg, elenco de primeira que reúne nomes como Michael C. Hall (“Dexter”), Ben Foster (“A Qualquer Custo”) e o nosso eterno bruxo Daniel Radcliffe (da franquia “Harry Potter”), mas peca no tom e no desenvolvimento.

Na trama, em 194, Allen Ginsberg (Daniel Radcliffe) sai da casa dos pais rumo à universidade, precisando lidar com o sentimento de culpa por ter deixado sua mãe (Jennifer Jason Leigh, “Atypical”). Seu sonho é tornar-se um escritor, mas logo sente-se incomodado pelo modelo “certinho” de poesia que o curso ensina. Não demora muito para que ele conheça Lucien Carr (Dane DeHaan, “Valerian e a Cidade dos Mil Planetas”), um jovem provocador que apresenta Allen ao mundo da contracultura. Allen pensa ter encontrado o seu melhor amigo, mas não demora muito para que ele perceba que o jovem intelectual não é tão amigável quanto ele imaginava. Allen vai se apaixonar completamente por Lucien, o que irá desencadear uma relação tóxica e sem a mesma reciprocidade que o jovem esperava.

Eu particularmente nem sempre sou atraído por histórias de amores impossíveis, imediatamente me pergunto o porque a pessoa não parte para outra. Nesse caso em específico, a minha conexão com a história se tornou ainda mais distante, já que o personagem interpretado por Dane DeHaan não esconde desde sua primeira aparição que é o típico garoto problema. A ingenuidade do personagem de Daniel Radcliffe é tão grande ao ponto de ignorar todas as vezes em que ele foi ignorado e deixado de lado, e isso me distanciou ainda mais de todos esses conflitos que soaram superficiais.

Ao mesmo tempo em que eu condeno esse comportamento do personagem, eu sei que na vida real existem muitas pessoas assim. Eu já vi outras histórias baseadas em fatos reais que a ingenuidade da pessoa era tão grande que destoava da realidade em que eu conhecia, mas a forma que o outro roteiro e direção conduzia a história era o diferencial que tornava tudo mais consistente, o que eu acho que não acontece nesse longa.

O tom do filme é desconjuntado, uma hora parece que estamos acompanhando uma história de amizade, que logo se torna uma trama sobre relações tóxicas envolvendo personagens voláteis. No último ato o tom muda porque uma tragédia acontece, mas nesse momento já é tarde demais para que a história consiga prender a nossa atenção como deveria ter feito desde o princípio.

Ainda que as falhas tenham me tirado um pouco da história, o elenco é muito competente, o carisma de Daniel Radcliffe sustenta todos os problemas narrativos. Vale lembrar que na época o ator havia acabado de finalizar a saga Harry Potter, e logo entrou de cabeça nesse projeto que o distancia bastante dos filmes de fantasia de J.K Rowling, e sua atuação comprova isso. Além dele, o ator Michael C. Hall é outra presença forte que só contribui.

Há uma tentativa da direção de tornar tudo muito mais do que deveria ser, com cortes bruscos intercalados outras cenas regadas de muito jazz. Acontece que “Versos de um Crime” não tem a mesma força de um filme como “Birdman” por exemplo, onde o diretor Alejandro González Iñárritu abusou das edições frenéticas e da trilha sonora contagiante que casou muito bem com toda a agitação dos bastidores de uma peça de teatro.

“Versos de um Crime” pode ser uma boa opção para quem se interessa em saber mais sobre o escritor Allen Ginsberg e esse conturbado momento da vida dele, mas se longa tivesse optado por ser um thriller criminal e não um romance dramático teria sido muito mais interessante, já que de uma relação tóxica eu infelizmente consigo ver tudo, menos amor.

Confira o trailer:

⭐️⭐️ – Regular
🎥 Filme: Versos de Um Crime (Killing Your Darlings)
🔵 Disponível em: Paramount Plus
Direção: John Krokidas
2013 ‧ Drama/Romance ‧ 1h 44m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑