
Esse é aquele tipo de filme que é tão ruim, que se torna bom (ou não)! O clássico do terror “Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio” (ou no original “The Evil Dead”) é um filme dirigido por Sam Raimi, que antes de dirigir os filmes da primeira trilogia do “Homem-Aranha” foi responsável por vários clássicos de terror.
Esse é um filme que você precisa ter em mente é que é trash e que usa muito o gore ao seu favor. Evidentemente esse tipo de longa pode ser considerado ruim por muitas pessoas, então definitivamente eu não indicaria para todos. Eu particularmente entendo a proposta e me divirto, é um longa inofensivo porque você assiste sabendo que não é para se levar a sério.
O longa foi um sucesso de público e crítica e não atoa tiveram continuações que também foram dirigidas por Sam Raimi. Em 2013 foi lançado um remake de mesmo nome dirigido por Fede Alvarez (“O Homem Nas Trevas”) com a participação de Bruce Campbell interpretando o mesmo personagem Ash Williams da trilogia original. Em 2015 foi lançada a série “Ash vs. Evil Dead” pela Starz que no Brasil tem distribuição pela Netflix.
Na trama, cinco estudantes da Universidade de Michigan decidem passar um final de semana em uma casa isolada. Lá eles encontram o livro dos mortos, um documento que data da época da Babilônia e que está relacionado ao livro dos mortos egípcio. Enquanto vasculham a casa os amigos gravam em fita alguns encantamentos demoníacos, escritos no livro. A partir de então eles são possuídos por espíritos, um a um. O primeiro alvo é Cheryl (Ellen Sandweiss), brutalmente violentada pelas forças do mal. Ash (Bruce Campbell), seu irmão, resolve levá-la a uma cidade próxima, mas descobre que a única ponte que leva ao local está destruída. Logo a transformação de Cheryl em demônio é concluída, resultando em seu ataque aos amigos.
Embora a história seja clichê, precisamos lembrar que antes desse filme, outros como “Psicose”, “Halloween” e “O Massacre da Serra Elétrica” eram grandes referências do gênero, e em todos esses o mal era encarnado por um único assassino, com exceção de “O Exorcista”. O que “The Evil Dead” faz é exatamente o oposto de vários filmes do gênero, trazendo o mal por pessoas encarnadas pelo demônios, e por mais que todos os outros erros sejam visíveis, essa nova abordagem trouxe um frescor ao gênero e por isso podemos notar o porque do sucesso na época.
Com atuações caricatas, maquiagens ruins e situações exageradas que beiram o ridículo, “Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio” se tornou um fenômeno da cultura pop que inclui HQs, jogos, bonecos e tudo o que você puder imaginar. E hoje a imagem dessa franquia de sucesso é resgatada graças ao idealizador do clássico, Sam Raimi retorna a Marvel com “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” e se auto referencia com seu clássico trabalho, quem assistiu aos clássicos vai notar as semelhanças e como sempre ele arrumou um jeitinho de inserir o ator Bruce Campbell em seu mais novo projeto.
Confira o trailer:
⭐️⭐️⭐️ – Bom
🎥 Filme: Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (The Evil Dead)
⚫️ Disponível para aluguel em: Apple TV
Direção: Sam Raimi
1981 ‧ Terror/Fantasia ‧ 1h 25m
Deixe um comentário