“A Escada” é uma complexa e impressionante história real sobre um caso inexplicável

A minissérie criminal “A Escada” recria com precisão os fatos de um chocante caso real! Protagonizada por Toni Collette e Colin Firth (que estão fabulosos), essa nova produção original HBO tem tudo para te prender em frente a tela por seus quatro primeiros episódios – que eu considero a melhor parte da temporada. Isso porque por mais que seja uma história de crime real e aparentemente semelhante as diversas outras de documentários de true crime, o mérito desse drama está na forma com que a história é contada e como a direção cuidadosa cria todo um clima de mistério com eficiência.

A decisão de contar a primeira parte mostrando uma perspectiva do caso que diverge totalmente da visão da segunda parte da temporada cai muito bem para esse crime em específico, onde não existe uma verdade, até porque até hoje há pontas soltas e mais de uma visão sobre o fato verídico.

Na trama, o escritor Michael Peterson (Colin Firth, “O Discurso do Rei”) após a morte suspeita de sua esposa Kathleen (Toni Collette, “Hereditário”), faz uma ligação de emergência desesperada informando que Kathleen caiu da escada de sua casa. Mas quando ele é acusado pelo promotor de assassinato, os membros de sua família precisam escolher de que lado estão e em qual versão acreditar.

Eu particularmente acreditei que o responsável pelo crime de fato era o protagonista, porque a forma que os primeiros episódios conduziam a história me levava acreditar nisso. Mas eu percebi conforme a temporada avançava, que esse caso não era tão simples quanto aparentava ser. É interessante ver como a narrativa acompanhou a visão sobre o crime conforme ela mudava com o passar do tempo, já que novas evidências surgiam e colocavam tudo o que era dado como certo como incerto.

Com tanto material em mãos, seria impossível esconder tudo para revelar apenas no episódio final. Dessa forma a minissérie evita enrolar por muito tempo, sem o risco de entregar um episódio final apressado e com resoluções fáceis, tanto que o desfecho flui com naturalidade, uma vez que muito da história já havia sido desenvolvido durante os episódios.

O maior mistério de “A Escada” é entender a mente humana, algo que não deve ser uma tarefa fácil nem para um psiquiatra. Com essa missão difícil temos um quebra cabeça espetacular.

“A Escada” é o tipo de história para consumir um episódio por semana porque a trama é tão intensa, os personagens são tão complexos que assistir tudo de uma vez pode ser até prejudicial para o nosso próprio bem. Não pense que tudo isso seja um demérito. Se uma história de crime tão absurda provocar sensações não agradáveis significa que ela alcançou seu objetivo e conseguiu nos colocar como parte das testemunhas desse homicídio misterioso, e isso deve ser valorizado!

Confira o trailer:

⭐️⭐️⭐️⭐️ – Ótima
🎥 Série: A Escada (The Staircase)
🟣 Disponível em: HBO Max
Direção: Antonio Campos
2022 ‧ Crime ‧ 1 temporada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑