“O Declínio” é uma ótima opção de thriller de sobrevivência

“O Declínio” é um suspense de sobrevivência, e como vocês devem imaginar, se tratando de mais um filme sobre pessoas lutando para se manterem vivas, é claro que os clichês do gênero estarão presentes. Entretanto, a maneira que o diretor estreante; Patrice Laliberté caminha com essa história faz toda a diferença, você ficará preso do início ao fim, torcendo por alguns personagens e desejando que outros morram da pior maneira possível – sim, eu nunca odiei um personagem tanto como aconteceu enquanto eu assistia ao filme.

Na trama, David (Marc Beaupré) é um pai de família precavido que tenta garantir sua segurança seguindo as dicas de sobrevivência que o guru Alain (Réal Bossé) transmite em vídeos pela internet. Convidado por Alain para participar de um treinamento de sobrevivência em sua propriedade isolada nas montanhas canadenses, David despede-se da família e se junta à um grupo de pessoas para o que espera ser alguns dias de “Apocalipse”. Porém, um incidente trágico rapidamente coloca os participantes dessa espécie do reality show “No Limite”, uns contra os outros e transforma o cenário em um labirinto congelante para quem tentar escapar.

O interessante desses filmes de sobrevivência em grupo, é observarmos sempre as diferentes reações das pessoas envolvidas em um momento desesperador. É a hora certa para vermos até onde vai o ser humano, quem são as pessoas confiáveis e quais são aquelas que você não deveria criar qualquer vínculo.

Inclusive é de se espantar que pessoas tenham a inocência de se juntar à homens estranhos e desconhecidos em um lugar isolado. Eu como sou uma pessoa cética e desconfiada, provavelmente iria preferir enfrentar o apocalipse sozinho do que ao lado de más companhias. Mas é claro que o roteiro não trabalha esse consciente em específico, até porque na vida real existem mesmo pessoas que arriscariam tudo e confiaram na primeira pessoa em um momento de desespero como esse. Minha intenção não é julgar as escolhas dos personagens, apenas enfatizar que eu jamais estaria na mesma situação com pessoas que eu nunca vi na vida, provavelmente eu organizaria um grupo com as pessoas que mais gosto para me isolar em alguma parte do mundo.

Digo isso, especialmente porque o guru Alain (Réal Bossé) é um personagem detestável, que não demora muito para explodir mesmo nas pequenas situações e fazer comentários preconceituosos sobre imigrantes por exemplo. Mas como costuma acontecer na vida real, todos evitam os sinais de que algo está errado com esse homem, e esperam acontecer o pior para se darem conta do grande problema em que se meteram.

Filmes desse gênero, sempre expõe o lado egoísta do ser humano, e é sobre isso que “O Declínio” se trata como sugere o próprio título, então não espere por uma crise epidêmica ou por um apocalipse que dizimará a humanidade inteira, e sim pela decadência dessas pessoas que consequentemente resultará em uma catástrofe irreparável para os envolvidos.

A única ressalva que fica sobre o filme porque pode incomodar alguns espectadores, é que o roteiro não trabalha o panorama global do que está acontecendo no mundo, fica apenas subentendido através de breves citações. Eu particularmente não me incomodo nenhum pouco com essa decisão criativa de roteiro, inclusive eu gosto quando nem tudo é respondido para que eu possa imaginar diferentes caminhos.

“O Declínio” é um ótimo suspense que provavelmente não soará como algo nunca visto antes. Eu mesmo me recordei de dois filmes recentes que eu assisti, “Sem Saída” e “Calibre”, mas o filme original canadense da Netflix em questão consegue ser muito melhor que “Sem Saída” e manter o mesmo nível alcançado em “Calibre” porque tem o mesmo senso de urgência e deixa um espaço para refletirmos sobre como nós somos os responsáveis pelo fim, e não necessariamente uma epidemia ou qualquer outro evento catastrófico.

Confira o trailer:

Não encontrei a versão legendada do trailer.

⭐️⭐️⭐️⭐️ – Ótimo
🎥 Filme: O Declínio (The Decline)
🔴 Disponível em: Netflix
Direção: Patrice Laliberté
2020 ‧ Drama/Thriller ‧ 1h 23m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑