
“Speak no Evil” é um filme de terror dinamarquês que vai dividir muitas opiniões. Certamente será uma experiência que alguns podem detestar pelo desconforto que causa durante o primeiro e segundo ato, ou especialmente pela cena final que é de uma crueldade indizível. Entretanto, há aqueles que podem terminar em êxtase querendo discutir sobre o que acabou de assistir, especialmente porque algumas questões não ficam claras e abrem margem para o debate e teorias.
É inegável a qualidade do thriller que te envolve muito mais por um terror psicológico, numa história de tensão crescente, onde os personagens estão em situações tão desconfortáveis que provavelmente você também sentirá o mesmo incomodo de cada um deles.
Na trama, durante as férias em Toscana, uma família dinamarquesa rapidamente se torna amiga de uma família holandesa. Meses depois, quando chega um convite incentivando a família dinamarquesa a visitar os holandeses em sua casa de campo, eles não hesitam em planejar uma fuga rápida. Os holandeses recebem os dinamarqueses para o fim de semana, canalizando uma energia que desperta seus visitantes à medida que as bebidas fluem e eles começam a se soltar. Mas o que começa como uma reunião idílica logo muda à medida que os anfitriões testam cada vez mais os limites de seus hóspedes. Agora os dinamarqueses se encontram presos em uma teia de sua própria polidez, tentando entender se seus novos amigos são apenas excêntricos ou escondem algo deles.
A escalação de elenco é fantástica, o ator Morten Burian interpreta Bjorn, um homem complacente que sempre busca entender o ponto de vista do outro, e aceitar até inaceitável por educação. Essa sua bondade em certo ponto é agoniante — especialmente porque sempre acaba ferindo pessoas próximas à ele. Já a atriz Sidsel Siem Koch vive a mãe de família Louise, e diferente do marido, ela não segura muito o incomodo e acaba sendo dura com o casal Patrick e Karin, interpretados por Fedja van Huêt e Karina Smulders, um é um cara de temperamento forte e que se esquenta com facilidade, além de ser totalmente desrespeitoso, e a outra sempre aparenta ser a mediadora da situação, mas não se enganem com esse comportamento, ela é tão radical quanto o seu marido.
O antagonismo de ambos casais resulta em uma série de acontecimentos desagradáveis. A medida que os desdobramentos surgem, você consegue prever que algo muito ruim vai acontecer, não só pelas situações em que os personagens se encontram, mas também pela trilha sonora de Sune Carlsson Kølster, que transmite todo o ambiente horrífico e intimidador em que se encontram os protagonistas da história.
O primeiro ato é eficiente ao estabelecer o início da relação entre as diferentes famílias, e também ao criar um mistério que permeia em cada cena. No segundo ato, algumas decisões dos protagonistas podem incomodar o espectador menos passivo, que dificilmente terá facilidade de aceitar algumas decisões dos personagens que sentem que algo errado está acontecendo, mas continuam naquela situação desagradável. Todavia, precisamos lembrar que os nórdicos procuram sempre uma solução nobre devido a sua educação. Levando isso em consideração, fica mais fácil entender porque algumas atitudes são tomadas, especialmente porque o protagonista dinamarquês jamais previa que a situação chegaria em um extremo.
Eu particularmente achei que o plottwist que antecede a cena final fosse o auge do longa, mas após isso temos uma cena desesperadora. O diretor achou que o choque não era suficiente, e decidiu encerrar a história com uma brutalidade inimaginável. Porém, existe uma simbologia bíblica nesse desfecho que carrega até mesmo o sentimento de culpa dos personagens envolvidos.
“Speak no Evil” é um filme de thriller psicológico sobre misantropia, mas há quem diga que pode ser sobre diversos outros temas. Entretanto, acho que o diretor Christian Tafdrup teria deixado clara suas intenções se este fosse o caso. Eu acredito que o longa se trata de uma história sobre a essência do mau, e do quão sádico o ser humano pode ser ainda nos dias de hoje.
Confira o trailer:
⭐️⭐️⭐️⭐️ – Ótimo
🎥 Filme: Speak no Evil
🟡 Em breve
🎬 Diretor: Christian Tafdrup
2022 ‧ Terror/Thriller ‧ 1h 37m
Deixe um comentário