
Eu sou apaixonado pelo suspense “Garota Exemplar”, e sempre fica aquela sensação de que algum longa poderia me surpreender tanto quanto, mas isso é praticamente impossível, porque a qualidade do filme de David Fincher é insuperável.
Entretanto, “Um Pequeno Favor” se aproveita da premissa de uma garota desaparecida, e de alguns outros elementos que ficam claro que a inspiração não poderia ter vindo de outra obra se não a de Gillian Flynn (de “Gone Girl”), já que também envolve uma possível morte por afogamento e um marido não muito confiável.
Na trama, Stephanie (Anna Kendrick) é uma jovem mãe que divide o tempo entre a criação do filho e a dedicação ao vlog de culinária. Ela é uma pessoa solitária, que se torna fascinada pela mãe de um colega de escola de seu filho. Esta mulher, Emily (Blake Lively) é poderosa, destemida, e leva uma vida de luxo ao lado do marido. Um dia, Emily desaparece. A polícia tem dificuldades para lidar com o caso, mas Stephanie parte em busca de respostas por conta própria. No caminho, descobre que a nova amiga não era nada do que ela pensava.
Embora as semelhanças sejam claras, o roteiro baseado no livro de Darcey Bell, também adiciona algumas mudanças que tornam o suspense efetivo, porque você nunca sabe o que esperar. Além disso, os personagens são dúbios e a direção de Paul Feige (“Missão Madrinha de Casamento”) é muito competente em criar um clima de suspense que não perde o fôlego até que os mistérios sejam revelados.
Diferente de “Garota Exemplar” que é um thriller intenso, “A Simple Favor” (título original) é um suspense com drama e com muitas pitadas de humor.
No primeiro e segundo ato, essa mistura funciona tão bem quanto funcionou em “Bela Vingança” (outro ótimo suspense), mas a minha grande ressalva fica para o último ato que prolonga a história mais do que deveria, além de deixar o humor tomar conta da história, tornando as situações absurdas… Não que o início seja repleto de situações verossímeis, mas existia um equilíbrio que tornava os exageros mais palpáveis.
Mas nem o final forçado e auto explicativo consegue estragar a experiência de um entretenimento puro, isso porque por mais de uma hora e meia, o thriller consegue ser tão eficiente quanto um clássico de Hitchcock.
Outro grande atrativo durante duas horas de filme, são as atrizes Anna Kendrick (sempre maravilhosa em comédias) e Blake Lively, ambas estão divertidíssimas, sarcásticas e diabolicamente adoráveis. Blake Lively tem uma presença tão forte em cena, que me surpreende que Hollywood ainda não tenha dado mais destaque para essa atriz. Todos do elenco de apoio também são muito competentes, tem até a participação de Jean Smart (“Hacks”).
“Um Pequeno Favor” não é tão perfeito quanto “Garota Exemplar” — na verdade está longe disso –, mas é deliciosamente divertido de assistir como foi as primeiras temporadas das séries “Desperate Housewives” e “Por que As Mulheres Matam”, porque tem segredos, mentiras, crimes, traições e todos os ingredientes necessários para manter você fisgado na história do começo ao fim.
Confira o trailer:
⭐️⭐️⭐️ – Muito bom
🎥 Série: Um Pequeno Favor (A Simple Favor)
🔴 Disponível em: Telecine
🎬 Dirigido por: Paul Feige
2018 ‧ Mistério/Comédia ‧ 1h 59m
Deixe um comentário