Todos dizem que “Ted Lasso” é a série que mais aquece o coração, e nos faz restaurar a fé na humanidade. Bom, eu tenho uma opinião controversa sobre a série estrelada por Jason Sudeiks. Acho que o excesso de boas intenções afasta qualquer espectador que procure um pouco de verossimilhança. A primeira temporada da série da Apple TV+ até conseguiu fazer isso com maestria, porém na segunda temporada nem tanto. É preciso um pouco de realidade em qualquer história, até os filmes de fantasia voltado para o público infantil ou adolescente trazem sempre personagens que sejam um contraponto para os mocinhos da história. E antes que digam que os gêneros são diferentes, “Ted Lasso” não precisaria ser uma comédia dramática para ter a liberdade de mostrar a ambiguidade do ser humano, mas ainda assim prevalecendo com o otimismo proposto pela série.

Por isso, o que “The Bear” (título original) faz, (série original Hulu, que no Brasil tem distribuição pela Star Plus), é muito mais convincente quando se trata de mostrar o lado positivo e otimista do ser humano. Tem personagens muito mais realistas, com dramas pessoais de fácil identificação, e nem por isso a série busca ser depreciação, conseguindo oscilar entre a feiura desse mundo e a beleza que existe nele e nas pessoas também.
Na trama, Carmen Berzatto (Jeremy Allen White), é um jovem chef que herda um restaurante de seu falecido irmão, e tenta transformar o lugar em um grande negócio. Enfrentando várias dificuldades, ele encontra ajuda nos diversos funcionários para tentar melhorar e transformar o lugar em um dos maiores e melhores restaurantes de Chicago. A trama explora como cada personagem lida com suas vidas pessoais enquanto tentam alavancar suas carreiras na indústria alimentícia.
O ator Jeremy Allen White está impecável nesse papel, ele transmite toda sua obstinação para salvar o restaurante que seu irmão deixou para ele. E nos flashbacks que mostram como ele se tornou esse grande chefe, eu lembrei do ótimo filme “Whiplash: Em Busca da Perfeição”, e imediatamente fiz uma associação entre os dois personagens. Carmen já passou pelo processo da dura aprendizagem, e por isso se tornou o que é hoje, assim como Andrew Neiman (interpretado por Miles Teller). No início da temporada, Carmen se mostra tão duro com as pessoas com quem trabalha, quanto o seu professor. Entretanto, a série não se limita apenas a essa obviedade, mostrando que o protagonista tem mais camadas, ele também sabe ouvir quando preciso e sabe lidar com problemas, mas como qualquer outro ser humano explode quando a situação sai de controle.
Essa humanidade que Carmen passa, não é apresentada apenas em seu personagem, todos os outros coadjuvantes tem seus momentos. É como se acompanhássemos filmagens de pessoas reais interagindo em um restaurante, não existem vilões ou mocinhos, existem pessoas com suas ambições, fraquezas e qualidades.
A naturalidade da série “The Bear” (título original), não é só apresentada em seu roteiro, mas também na brilhante direção de Christopher Storer (“Bo Burham: Make Me Happy”), que usa poucos cortes, sempre com a câmera acompanhando os personagens em movimento ou até mesmo enquanto conversam. Esse é um recurso usado atualmente em séries como “Succession”— que eu já elogiei em uma análise –, e mais uma vez se mostra um recurso narrativo muito bem vindo, não atoa “Succession” e “O Urso” se tornaram dois grandes sucessos.
A maioria dos episódios (com exceção do último) se passam dentro de um restaurante caindo aos pedaços. Inevitavelmente isso rende momentos de muito estresse entre os personagens, e claro que também algumas cenas que são hilárias. Mas é um humor tão acertado e colocado na hora certa que você ri naturalmente, e logo está dentro de todo o caos sem que o lado cômico fique fora de tom e se sobressaia. E eu sempre admiro essa comédia perspicaz, especialmente em comédias dramáticas, pois não é fácil oscilar os gêneros sem perder a mão.
“O Urso” inicialmente parece uma série cheia de histeria coletiva que pode não empolgar o público geral. Entretanto, tem tudo para agradar um nicho específico. Aqueles que não desistirem nos primeiros episódios, será recompensado com uma trama frenética que foge da bolha culinária. É uma história sobre pessoas persistentes, batalhadoras e sonhadoras. Ver desconhecidos unidos com um mesmo propósito, aquece o seu coração e restaura um pouco da nossa fé na humanidade.
Confira o trailer:
⭐️⭐️⭐️⭐️ – Ótima
🎥 Série: O Urso (The Bear)
🟣 Disponível em: Star Plus
Criada por: Christopher Storer
2022 ‧ Comédia Dramática ‧ 1 temporada
Deixe um comentário