
“Não Se Preocupe Querida” mira em diversas temáticas já exploradas anteriormente em filmes e séries de ficção científica, mas falha na execução que deixa nítida a falta de entusiasmo para adaptar a história de modo que consiga trazer certo frescor ao gênero.
O primeiro ato é enfadonho porque trabalha um romance desprovido de química, especialmente pela atuação de Harry Styles (“Meu Policial”), que nesse papel se parece mais com Reynaldo Gianecchini em início carreira que aquele ator um pouco mais competente que vimos em “Dunkirk”. Mas comparar a direção de Olivia Wilde com a de Christopher Nolan chega ser injusto, afinal o cineasta consegue tirar leite de pedra, algo que a Olivia Wilde não chega nem perto.
Diferente dele, quem segura a trama com fôlego, carisma, inquietação e uma paranoia crescente que ajuda segurar nossa atenção (mesmo com diversos problemas da trama) é a atriz Florence Pugh (“Adoráveis Mulheres”).
A trilha sonora de John Powell tenta acrescentar uma tensão que a direção e o roteiro não são capazes de realizar.
Agora eu vou precisar entrar em uma zona de spoilers, porque eu preciso citar os filmes que foram referências para “Não Se Preocupe Querida” e consequentemente impactou na minha experiência final. Se você não quer imaginar qual é a “grande” reviravolta, recomendo que assista antes ao filme.
“Não Se Preocupe Querida” traz déjà vu de filmes como “Mulheres Perfeitas”, “O Show de Truman”, “Black Mirror”, “Westworld”, “Ruptura”, dentre diversas produções de ficção científica que exploram a vida e/ou o trabalho perfeito, além de um ambiente ficcional ilusório que vende um ideal de novo mundo mas que por trás esconde o que há de mais terrível na ideia do ser humano. Entretanto, o longa faz uma mistura de tudo que já deu certo antes e falha entregando apenas um filme razoável para passar o tempo. Certamente será esquecido e nem mesmo os burburinhos de bastidores serão suficientes para deixar na memória do público.
Confira o trailer:
⭐️⭐️ – Regular
🎬 Filme: Não Se Preocupe, Querida (Don’t Worring Darling)
🟣 Disponível em: HBO Max
🎬 Direção: Olivia Wilde
2022 ‧ Thriller/Mistério ‧ 2h 3m