
“Até os Ossos” tem uma introdução que desperta o nosso interesse de imediato, porque somos inseridos em uma história familiar que envolve uma garota canibal chamada Maren (Taylor Russel). Através de narrações em áudio, podemos descobrir um pouco do seu passado pelos relatos de seu pai. Mas muitas perguntas ficam em aberto, e algumas das respostas vão surgindo aos poucos.
Quando a garota é abandonada pelo pai e precisa viver sozinha, encontra uma figura tão misteriosa quanto ela, que admite ter a mesma compulsão e estilo de vida. Nesse momento o longa embarca na estranheza e no gore.
A atmosfera inicial é eficiente porque consegue causar desconforto pelo desconhecido. Entretanto, quando a protagonista conhece Lee (Timothet Chamelet) e desenvolve uma paixão por ele, a trama aposta em romance insosso que pouco convence no contexto de uma história que poderia oferecer muito mais. Isso porque ambos se encontram em um cenário desfavorável para um romance, além da ausência de química, e de atuação da Chamelet que à cada filme se mostra mais do mesmo.
Outro problema que fica ainda mais evidente é quando percebemos que o roteiro procura falar sobre diversos temas usando o canibalismo como metáfora. Através dessa aposta ousada, nem o canibalismo ganha uma atenção maior e muito menos os temas propostos.
Aqueles que gostarem de “Bones and All” (título original), vão encontrar as qualidades que são visíveis — especialmente nos quesitos técnicos —, e terá como argumento que a discussão sobre o longa deve servir como um debate posterior. Ainda que essa justificativa seja aceitável, particularmente acho a ideia de associar o canibalismo à outros temas e ao um romance um erro, já que dificilmente um espectador terá empatia por tais personagens que precisam matar para sobreviver.
“Até os Ossos” seria muito mais efetivo se o longa assumisse o horror e o grotesco, mas na tentativa de criar um romance e um drama falha com seu extremo mau gosto.
Confira o trailer:
🎥 Filme: Até os Ossos (Bones and All)
🟡 Em exibição nos cinemas
Nota: ⭐️⭐️ – (5.9/10) Mediano
🎬 Direção: Luca Guadagnino
2022 ‧ Romance/Drama ‧ 2h 10m
Deixe um comentário