Indicado ao Oscar, “Avatar: Caminho da Água” proporciona mais uma vez um espetáculo visual

“Avatar: O Caminho da Água” repete a fórmula de sucesso do primeiro longa, e consequentemente impressiona mais uma vez com um visual estonteante, onde os efeitos visuais se misturam com a realidade de maneira tão fluída, que por vezes acreditamos estarmos vendo um mundo novo que realmente poderia existir entre nós.

O mérito do cineasta James Cameron se repete não apenas nesse capricho visual, como também no que diz respeito ao emocional — algo que ele sempre trabalhou muito bem em seus projetos —, como na belíssima sequência final onde podemos sentir na pele, todos os pesares de seus personagens.

O problema mesmo ficou para o primeiro e segundo ato, que desperdiça o tempo de duração — que deveria ser um aliado no roteiro para o desenvolvimento de personagens. São incansáveis minutos usados apenas para longas sequências de contemplação visual.

Particularmente, acredito que menos 45 minutos de tempo de tela seria muito benéfico para essa jornada ambiciosa de James Cameron.

Porém, o cineasta sabe que histórias simples e sem profundidade vendem ingresso, não atoa diversos filmes genéricos de super-heróis ou longas que apostam em nostalgia sempre estouraram nas bilheterias, e James Cameron sabe que além disso, tem todo seu esmero estético como aliado.

Não há nenhum mal em consumir histórias simples que sejam efetivas, o primeiro “Avatar” inclusive provou isso — dentre tantos outros longas metragens de sucesso. Mas repetir a mesma fórmula pode desgatar essa franquia, especialmente com a projeção do diretor de lançar as próximas sequências em um curto período de tempo.

“Avatar: Caminho da Água” proporciona mais uma vez o espetáculo visual já conhecido por seu longa original, mas também repete a mesma fórmula simplista que não agrega a narrativa que já conhecíamos. Apesar disso, será impossível não se deslumbrar com tanto requinte, ou não se emocionar com criaturas e um mundo desconhecido.

Confira o trailer:

🎥 Filme: Avatar: O Caminho da Água (Avatar: The Way of Water)
🟡 Em exibição nos cinemas
Nota: ⭐️⭐️⭐️ – (7.5/10) Muito bom
Direção: James Cameron
2022 ‧ Ficção científica/Ação ‧ 3h 12m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑