
“Um Herói” é um longa iraniano dirigido e escrito por Asghar Farhadi (do aclamado “A Separação”). Mais uma vez, o cineasta aborda questões sobre ética moral, além da cultura e os costumes dos iranianos.
No Irã, caso você peça um empréstimo, e não consiga pagar, você pode ser preso. No caso, na trama, o personagem Rahmin interpretado por Amir Jadidi foi denunciado pelo sogro.
Rahmin (Amir Jadidi) é um homem de coração puro, honesto e simplório. Sua ingenuidade exacerbada a princípio me incomodou, ao mesmo tempo que me fez restaurar a fé na humanidade.
Quando ele tem uma condicional de dois dias, começa fazer de tudo para resolver essa pendência financeira, e enfim ter a sua liberdade conquistada. Porém, nem tudo é tão simples quanto parece, e no meio de seu sonho pelo livre arbítrio, situações inesperadas irão trazer complicações das quais não serão fáceis de lidar.
Essa mudança na trama, proporciona uma crescente tensão. É impressionante como o diretor trabalha essa cadência de eventos que a cada novo desdobramento nos coloca literalmente na pele daqueles personagens, nos fazendo sentir de longe todo o peso do conflito, vivências e pesares.
Além disso, Ramir Jadidi está fabuloso e tem uma atuação digna de Oscar! É sempre prazeroso ver um ator como um verdadeiro camaleão. Enquanto no primeiro ato, ele parece um homem abobalhado e bastante otimista, no último ato temos um homem indignado com o sistema, exausto com seus fracassos, humilhado pelas circunstâncias e revoltado ao ponto de partir para a agressão física. Essa modificação de personalidade é tão bem construída. É um daqueles trabalhos sublimes que você ficará com os olhos marejados de orgulho.
“Um Herói” é a prova de que o cinema continua vivíssimo, e que se você está desacreditado com a sétima nos últimos anos, talvez esteja apenas assistindo aos filmes errados.
Se você gosta de longas que te coloquem na pele dos personagens, “Um Herói” tem tudo para despertar emoções e reflexões sobre a sociedade.
Confira o trailer:
🎥 Filme: Um Herói (A Hero)
🟠 Disponível em: Telecine
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ – (10/10) Excelente
Direção: Asghar Farhadi
2021 ‧ Drama/Ficção ‧ 2h 7m
Deixe um comentário