Indicado ao Oscar, “Os Fabelmans” é um deslumbre visual e uma grande homenagem ao cinema

Quando “Os Fabelmans” inicia com um discurso entusiasmado do diretor — e você verá isso apenas nas telonas —, saberá que o que está por vir é algo feito com muita dedicação.

O filme começa apresentando uma criança chamada Sam, assustada ao saber pelos próprios pais que verá o primeiro longa metragem no cinema.

Esse ponto inicial já estabelece tudo sobre o que será o longa de Spielberg, não apenas sobre a descoberta de um garotinho e sua crescente paixão pela sétima arte, como também sobre a jornada de amadurecimento de Sam (o alter-ego do Steven Spielberg).

Ainda adolescente, quando ele realiza as filmagens de um curta de guerra, é impossível não se lembrar porque ele dirigiu grandes filmes como “O Resgate do Soldado Ryan” e as aclamadas séries “The Pacific” e “Band of Brothers”.

Diferente de filmes biográficos como “Bohemian Rhapsody”, “Os Fabelmans” não foca apenas na vida profissional de um jovem que viria a se tornar um dos maiores cineastas de todos os tempos.

Spielberg não tem medo de tocar nas feridas do passado, e tão pouco se acovarda em não trabalhar com as controversas que explora os conflitos pessoais de sua mãe, o divórcio de seus pais, o bullying que sofreu na adolescência, dentre outros temas que permearam sua vida enquanto adolescente.

O mérito de um roteiro completo como esse não é só de Steven Spielberg, mas também de Tony Kushner. O roteirista trabalhou com o diretor em diversos longas de sucesso, e também foi responsável pela peça de teatro e a aclamada série “Angels in America”.

O elenco também é um espetáculo à parte, mas quem me chamou atenção mesmo foi o Gabriel LaBelle. Que trabalho fantástico, por pouco eu quase acreditei de que ele era o próprio Spielberg na adolescência.

“Os Fabelmans” é muito mais que apenas um retrato da paixão de Steven Spielberg pela sétima arte, é uma história de vida que mostra como todos passam por problemas, e que todo caminho até alcançar o sucesso é cheio de idas e vindas, pesares pessoais e complexos familiares.

Confira o trailer:

🎥 Filme: Os Fabelmans (The Fabelmans)
🟡 Em exibição nos cinemas
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ (10/10) – Excelente
2022 ‧ Drama/Amadurecimento ‧ 2h 31m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑