“Close” é cinema em sua melhor forma, e o meu favorito ao Oscar de Melhor Filme Internacional

No ano passado, o destaque estava no longa-metragem belga “Close”, que já havia chamado a atenção dos festivais de cinema. Sendo um apaixonado pela sétima arte, fiquei interessado, mas todos os rumores nas premiações não garantiriam que eu gostaria do filme.

Enquanto atualmente só se fala de “Aftersun” — ainda que eu tenha me emocionado, não me causou o mesmo impacto que “Close”. Eu me pergunto por que os holofotes ainda não estão voltados para o longa belga, principalmente agora com a nomeação de Melhor Filme Internacional ao Oscar.

“Close” é um drama visceral daqueles que tocam fundo e te colocam em um estado emocional do qual é difícil descrever. A última vez que me senti assim foi com o devastador “Mass”, um drama espetacular estrelado por Ann Dowd (a Tia Lydia de “The Handmaid’s Tale”), que infelizmente foi ignorado no Oscar do ano passado.

No primeiro ato, o diretor Lukas Dhont nos apresenta momentos belíssimos de amizade entre esses dois garotos de forma genuína e cativante. Quando os laços entre eles são rompidos durante uma discussão no quarto, tudo o que vemos posteriormente ganha um peso muito significativo.

A carga emocional é potencializada por uma série de infortúnios que dificilmente seriam superáveis em uma hora e meia. Terminei o filme com os olhos marejados, segurando as lágrimas.

É importante frisar que essas emoções emergem de um roteiro muito bem construído, de uma direção delicada e de atuações primorosas do elenco.

O ator Eden Dambrine surpreende com seu talento aos 15 anos de idade. Sua atuação exige um controle absoluto para esse papel, pois na maior parte do tempo, ele procura conter suas emoções. Sabemos pelo que ele está passando e sentimos tudo por meio de suas nuances.

“Close” é o cinema em sua melhor forma e se tornou o meu favorito para Melhor Filme Internacional ao Oscar deste ano. Mas esteja preparado psicologicamente, pois será uma experiência de partir o coração.

Confira o trailer:

🎥 Filme: Close
🟡 Em breve no serviço de streaming
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ – (10/10) Excelente
Direção: Lukas Dhont
2022 ‧ Drama ‧ 1h 45m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑