
“Senhores do Crime” é cinema de qualidade que nos faz lembrar de filmes de máfia como “O Poderoso Chefão” e “Os Infiltrados” por exemplo! Ainda que não seja tão grandioso quanto os filmes citados, não fica devendo em nada porque seus acertos são suficientes para tornar a sua experiência no mínimo satisfatória.
Eu tenho uma relação de amor e ódio com o cineasta canadense David Cronenberg, isso porque em sua filmografia tem filmes que eu detesto, outros que considero medianos e tem “Senhores do Crime” que eu acho próximo de uma obra-prima.
A direção de Cronenberg nesse thriller criminal é um espetáculo à parte, porque ele consegue condensar o seu lado emblemático e artístico, mas sem deixar sobrepor todo o resto. Isso porque seu último longa “Crimes do Futuro” mostrou uma soberba do diretor no conceito, que acabou afastando a sua própria narrativa, que antes do aspecto visual deveria funcionar igualmente.
Em “Senhores do Crime” temos uma história instigante, atuações primorosas e todos os aspectos técnicos como fotografia e direção caminhando juntos de forma sublime.
Em meio a toda sofisticação da direção, existem momentos brutais, onde somos pegos de surpresa com cenas de mortes viscerais. Os assassinos não querem apenas matar por matar, eles querem ver o sangue escorrendo, porque eles sentem prazer no que fazem.
O elenco espetacular reúne nomes como Naomi Watts (“O Impossível”), Vincent Cassel (“Cisne Negro”) e Armin Mueller-Stahl (“Anjos e Demônios”).
Mas quem se destaca mesmo é o protagonista Viggo Mortensen (“O Senhor dos Anéis”), que repete a parceria com o diretor. Nesse trabalho, ele está impecável, porque ele faz um homem frio, recluso, mas você sabe que tem algo intrínseco no seu sentimento. Ele entrega uma atuação contida, mas que nem por isso é gélida, algo que particularmente não é para qualquer ator.
“Senhores do Crime” só peca no último ato quando o roteiro de Steven Knight (“Peaky Blinders”) acelera as tramas.
Confira o trailer:
🎥 Filme: Senhores do Crime (Eastern Promises)
🟣 Disponível em: HBO Max
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️ – (8.0/10) Ótimo
Direção: David Cronenberg
2007 ‧ Thriller/Crime ‧ 1h 40m
Deixe um comentário