“Aftersun” vai te quebrar por dentro, quando você menos esperar

“Aftersun” definitivamente não será o longa para todos os públicos, e eu detesto quando preciso reforçar isso porque pode soar pedante. Mas infelizmente não são todos que vão apreciar um drama contemplativo, especialmente quando o ritmo pode ser considerado lento, uma observação que particularmente nem deveria ser mencionada.

Quando se trata de um drama, é essencial que uma história caminhe sem a necessidade de ser ágil. As melhores relações entre personagens são sempre trabalhadas nos detalhes, especialmente nessa história que é contada através de memórias do passado.

Além desse equilíbrio narrativo, a direção de Charlotte Wells é de uma sensibilidade admirável. A diretora transporta fragmentos de uma história como se fossem verdadeiros recortes de algo que um dia duas pessoas vivenciaram. A direção é tão precisa ao ponto de fazer com que esqueçamos que estamos acompanhando atores em cenas.

A escolha de enquadramentos reforça essa percepção de que realmente estamos na memória de Sophie (Frankie Corio). Observem uma cena em que ela conversa com o pai sentada na cama, e como podemos ver tudo apenas pelo reflexo de uma televisão.

A fotografia de Gregory Oke é belíssima porque intensifica esse sentimento de reminiscência.

O que dizer da precisão do ator Paul Mescal (“The Normal People”) no papel do pai da jovem Sophie? Ele entrega uma atuação contida que expressa muito sobre seus pesadores e sentimentos ocultos, tudo com uma naturalidade ímpar. Só desejo que a indústria de Hollywood não o esqueça após a sua merecidíssima indicação ao Oscar de Melhor Ator, e que continue entregando grandes papéis para ele nos próximos anos.

Outro grande acerto é a trilha sonora, especialmente as canções escolhidas para compor parte da história, percebam como todas as músicas usadas se encaixaram perfeitamente naqueles momentos.

O ápice de “Aftersun” é o momento que toca uma mistura de Under Pressure e Last Dance. Não tem jeito, nesse momento o filme me derrubou.

Confira o trailer:

🎥 Filme: Aftersun
🔵 Disponível em: Mubi
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️ (8.0/10) – Ótimo
Direção: Charlotte Wells
2022 ‧ Drama/Amadurecimento ‧ 1h 36m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑