
“Banshees” são mulheres que tem uma conexão com o sobrenatural, especialmente com a morte. Tradicionalmente, quando alguma pessoa de uma aldeia irlandesa morr1a, uma banshee já havia sido responsável por alertar as pessoas sobre como e quando isso ocorreria.
Mas apesar do título, esse tema é apenas o pano de fundo de algo que vai além dessa temática.
A história é sobre dois amigos que certo dia tem a amizade interrompida pela decisão de um deles de simplesmente não manter mais contato com o outro.
A trama inicia a partir deste ponto, o que gera uma curiosidade absurda para sabermos porque essa amizade chegou ao fim.
Conforme a história avança, o personagem Colm (Brendan Gleeson) revela os motivos dessa decisão de romper a amizade com Pádraic (Colin Farrell). Ele também deixa claro que se houver alguma insistência, irá remover cada dedo de sua mão.
Como se essa ameaça não fosse naturalmente absurda, a coisa se torna ainda pior quando sabemos que Colm quer ser um músico de sucesso, um dos motivos de ter cortado laços com Pádraic, que segundo ele não agrega mais nada em sua vida ambiciosa.
Tudo isso acontece no início dos anos 20, durante a Guerra Civil Irlandesa. Embora o longa não mostre nada sobre o cenário da guerra entre os dois grupos nacionalistas e irlandeses, podemos ver que eles conseguem ver fumaças e ouvir as explosões de longe.
Isso pode indicar que “Os Banshees de Inesherin” é muito mais que a obviedade de uma amizade que termina repentinamente, ou até mesmo sobre como a loucura do isolamento pode mexer com a mente dessa população.
A história central do longa seria uma metáfora de como as guerras surgem abruptamente e causam mutilações permanentes e irreparáveis?
Embora a ambição do roteiro seja admirável, particularmente não acho que a ideia tenha sido efetiva e convincente ao ponto de tornar o longa marcante.
Confira o trailer:
🎥 Filme: Os Banshees de Inesherin (The Banshees of Inesherin)
🟡 Em exibição nos cinemas
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️ – (8.0/10) – Ótimo
Direção: Martin McDonagh
2022 ‧ Comédia/Drama ‧ 1h 54m
Deixe um comentário