“O Caso de Richard Jewell” é um dos melhores filmes da carreira de Clint Eastwood


Ontem eu assisti o remake hollywoodiano do filme sueco “O Pior Vizinho do Mundo”, estrelado dessa vez por Tom Hanks. A minha decepção foi tão grande, que imediatamente eu precisei recorrer ao um filme de um diretor consagrado como Clint Eastwood para tirar aquela sensação de tempo mal gasto, e a minha escolha não poderia ter sido melhor que “O Caso de Richard Jewell” para compensar esse sentimento ruim.

“O Caso de Richard Jewell” é um filme que no seu período de lançamento em 2019, eu acabei não assistindo, e tive a oportunidade de conferir somente agora.

Esse é mais um daqueles trabalhos de Clint Eastwood, que você termina lembrando a importância de uma excelente direção, e como o domínio de um cineasta é extremamente importante para te conectar em uma história.

Ainda que seja baseada em fatos reais, é essencial que o diretor consiga extrair toda verossimilhança de um caso como este que teve uma grande repercussão midiática na época.

Esse sucesso em uma adaptação baseada em história real, foi alcançado antes por Clint Eastwood em trabalhos como “Sniper Americano” e “Sully – O Héroi do Rio Hudson”, por exemplo.

Além disso, a escalação de elenco não poderia ter sido melhor, o ator Paul Walter Hauser da vida ao um homem acusado de planejar um atentado as Olimpíadas de Atlanta. Recentemente, Paul interpretou um serial killer na excelente série “Black Bird”, onde ele estava assustador. Neste longa, é possível notar como ele consegue criar uma distinção entre seus personagens. Podemos sentir empatia, e acreditar na sua versão da história, porque o ator realmente transmite uma ingenuidade e inocência que denotam a incapacidade de Richard Jewell de cometer tamanha atrocidade.

Outra atriz de grande destaque é a sempre ótima Kathy Bates (“Louca Obsessão”), que neste trabalho lhe rendeu uma indicação merecida de Melhor Atriz Coadjuvante.

A história ganha peso dramático conforme os eventos avançam, e o sentido de injustiça cresce com as acusações feitas ao Richard Jewell. Todo esse mérito não parte apenas da direção, mas também de um excelente trabalho de adaptação do roteiro escrito por Billy Ray, que já havia me surpreendido com “O Preço de Uma Verdade”, um longa escrito e dirigido pelo cineasta, que também contava com uma história real impressionante. Mas seus maiores trabalhos como roteirista foram em “Plano de Voo” e “Capitão Phillips”.

Recentemente eu fiz uma análise sobre “Ford vs Ferrari”, e mostrei meu descontentamento com a indicação do longa na categoria de Melhor Filme no Oscar 2020. Agora vendo “O Caso de Richard Jewell”, ficou ainda mais evidente o porquê do meu sentimento, era como se eu previsse que existissem melhores opções para a categoria principal daquele ano.

O caso verídico de “O Caso de Richard Jewell” é extremamente interessante, mas nas mãos de pessoas competentes, essa adaptação tornou a história ainda mais relevante.

Confira o trailer:

🎥 Filme: O Caso de Richard Jewell (American Nightmare: The Ballad of Richard Jewell)
🟣 Disponível em: HBO Max
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ – (10/10) Excelente
Direção: Clint Eastwood
2019 ‧ Drama/Crime ‧ 2h 9m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑