O romance “Lembranças” que voltou ao catálogo da Netflix, se salva pelo seu desfecho imprevisível e pesadíssimo

Muitos se falavam sobre o romance “Lembranças” estrelado por Robert Pattinson (“Batman”) na época de seu lançamento em 2010.

Recentemente adicionado ao catálogo da Netflix novamente, podemos lembrar porque o longa do diretor Allen Coulter (“Hollywoodland”), foi uma febre entre uma parte do público na época.

Além de ter no elenco o astro Robert Pattinson, que estourava entre os jovens através do fenômeno da cultura pop “Crepúsculo”, o romance também contava com um final pesadíssimo e um tanto inesperado.

A premissa segue dois jovens unidos pelo acaso que tem algo em comum, ambos perderam entes queridos da família.

Só essa base narrativa seria um prato cheio nas mãos de um diretor um pouco mais experiente. Mas nas mãos de um cineasta que só produziu dois filme sem sua carreira, e está parado desde 2010, não é o que aconteceu. Eu culpo o diretor pelo direcionamento, porque o roteiro é assinado por Will Fetters, de filmes como “Arremessando Alto” e “Nasce Uma Estrela” de 2018.

Esse laço que une os dois protagonistas é mal aproveitado. Os traumas de ambos também são explorados de maneira superficial ao ponto de precisarem citar frases de superação para endossar uma mensagem que o roteiro não é capaz de construir de maneira sútil e eficiente. Essa auto exposição que necessita até de citações de Gandhi, mostra a pretensão de “Remember Me” (título original).

Entretanto, nem tudo é descartável, o par de pombinhos interpretado por Robert Pattison e Emilie de Ravin tem química em cena. Especialmente na sequência em que ambos brincam de se molharem, é inevitável não sorrir junto com o casal, embora seja uma tolice, é exatamente nesses momentos dos filmes de romance que nos lembram o quão bom é estar apaixonado.

Em meio a tanto potencial desperdiçado, sempre fica aquela sensação de que poderia ter extraído muito mais desses interpretes e até mesmo dessa premissa. Esse sentimento é potencializado especialmente no poderoso desfecho, que particularmente eu também achei pesadíssimo.

Porém, até mesmo o imprevisível final que evidentemente despertam emoções e sentimentos em qualquer espectador, também pode soar abrupto para algumas pessoas, e isso se deve ao fato de todo o resto do roteiro não ter trabalhado melhor as situações. Pensando nisso, a conclusão do longa poderia ter sido ainda mais arrebatadora.

Confira o trailer:

🎥 Filme: Lembranças (Remember Me)
🔴 Disponível em: Netflix
Nota: ⭐️⭐️ – (5.0/10) Regular
Direção: Allen Coulter
2010 ‧ Romance/Drama ‧ 1h 53m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑