
Com “Pânico 6” em exibição, eu resolvi revisitar o primeiro filme e o saldo continua sendo bastante positivo.
“Pânico”, não só foi responsável por reinventar o gênero do terror nos anos 90, como se tornou um dos filmes mais importantes de todos os tempos.
Na trama, Sidney Prescott (Neve Campbell) começa a desconfiar que a morte de dois estudantes está relacionada com o falecimento da sua mãe. Enquanto isso, os jovens de uma cidade pequena começam a receber ligações de um maníaco que faz perguntas sobre filmes de terror. Quem erra, morre.
O longa é dirigido pelo mestre do terror; Wes Craven, o mesmo que trouxe o Freddy Krugger, de “A Hora do Pesadelo” — que tornou os nossos pesadelos ainda mais perturbadores.
“Pânico”, começa com uma sequência inicial surpreendente de 13 minutos, com a personagem Casey (Drew Barrymore), sendo observada de casa e sofrendo uma terrível tortura psicológica por telefone. A cena é finalizada de maneira brutal.
Essa sequência (inspirada em “Quando Um Estranho Chama”, de 1979), já estabelece mudanças significativas no gênero do terror, porque subverte a expectativa que se cria em torno de uma personagem interpretada por uma atriz conhecida. Ninguém imaginaria o que aconteceria com Drew Barrymore logo na primeira cena.
O roteiro do filme não se prende apenas a tensão, como também flerta com o humor, brincando com os clichês do gênero em diversos diálogos muito bem sacados.
A escolha de citar clássicos do terror em um filme do gênero foi inovadora e fez com que o público se sentisse dentro da história, uma vez que essas comparações sempre são feitas de fato por todo mundo que acompanha esses filmes.
Além disso, até a forma de desvendar quem era o assassino foi uma novidade, porque dessa vez poderia ser qualquer um deles.
“Pânico” é tenso e, ao mesmo tempo, divertidíssimo, e sabe muito bem dosar ambos os gêneros, e nunca deixa o clima de mistério e tensão se perder durante a narrativa principal.
Confira o trailer:
🎥 Filme: Pânico (Scream)
⚫️ Disponível em: Apple TV e Claro Video
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ – (10/10) Excelente
Direção: Wes Craven
1996 ‧ Terror/Suspense ‧ 1h 51m