
“Um Método Perigoso” conta um pouco do encontro entre os psicanalistas Carl Jung e Sigmund Freud, ambos interpretados neste longa pelos excelentes atores Michael Fassbender (“Shame”) e Viggo Mortensen (“Senhores do Crime”).
Baseado em uma história real, o longa explora o período em que Jung resolveu encontrar Freud pessoalmente para conversar sobre os métodos da psicanálise, mas especificamente sobre a visão que o Freud tem sobre o sexo.
Em meio disso, Jung recebe uma paciente russa chamada Sabina (Keira Knightley) em seu consultório. Ela mostra um total desequilíbrio nas primeiras sessões, além de esconder um segredo do passado, que logo virá a tona. Mais tarde, a paciente de Jung acabará se tornando uma espécie de cobaia para ele, na tentativa de descobrir se o método de Freud era eficiente.
Assim como ambos atores são excelentes, a atriz Keira Knightley (“Desejo e Reparação”) é uma presença radiante que torna qualquer longa metragem mais interessante. Sempre quando ela está em contracenando com o ator Michael Fassbender, da pra notar a química dos dois, ainda que essa relação entre os dois nunca pareça tão bem aproveitada quanto poderia.
Um dos acertos técnicos que mais me chamou atenção em “Um Método Perigoso”, é a direção de fotografia de Peter Suschitzky. É impressionante como cada cena parece um quadro vivo, desde os enquadramentos até a paleta de cores.
Há também um cuidado notável no design de figurino, outro elemento sentido no resultado da belíssima cinematografia.
“A Dangerous Method” (título original) é o longa mais pé no chão da carreira de David Cronenberg, mas é tão reflexivo quanto suas obras anteriores, especialmente por se tratar de duas figuras tão importantes da história real, afinal, ambos sempre renderam ótimos estudos sobre a psicanálise. Se tratando de uma história como essa, é preciso ter em mente que esse é um longa que não te dará todas as respostas, e muito menos irá te satisfazer com histórias e situações confortáveis de assistir.
Confira o trailer:
Filme: Um Método Perigoso (A Dangerous Method)
Disponível em: Prime Video
Nota: ⭐️⭐️⭐️ (7.0/10) Muito bom
Direção: David Cronenberg
2011 ‧ Drama/Romance ‧ 1h 39m
Deixe um comentário