
Se você gostou de “Precisamos Falar Sobre o Kevin”, ou do clássico “Taxi Driver”, você vai gostar muito de “Você Nunca Esteve Realmente Aqui”.
Em 2011, a diretora escocesa Lynne Ramsay foi prestigiada por “Precisamos Falar Sobre o Kevin”, e seis anos depois retornou com “Você Nunca Esteve Realmente Aqui”, que recebeu diversas nomeações e prêmios merecidos em Festivais, incluindo a indicação de Melhor Filme Britânico no Bafta.
Nesse trabalho, a diretora também toca mais uma vez em temas delicados e pesados sobre infância conturbada e cheia de traumas.
Há princípio parece um longa intimista, que irá explorar apenas os infortúnios da vida de Joe (Joaquin Phoenix). Mas em um determinado momento, uma cena inesperada muda não só a trajetória do protagonista, como também o ritmo do filme, que se tornará brutal a cada momento. Longe de ser um filme de ação que irá explorar apenas a violência, a barbárie está entranhada nessa trama de forma sublime.
Por meio de flashbacks podemos descobrir o passado de Joe, e como isso impactou sua vida como adulto, além da ligação direta que ele tem com seu objetivo atual; caçar um homem poderoso que mantém uma criança em cativeiro.
As semelhanças com “Taxi Driver” vão desde as motivações do protagonista interpretado por Joaquin Phoenix com o personagem de Robert De Niro, até a cinematografia do longa. Tem uma cena em que Joe anda de carro pelas noites, e a fotografia usa os tons esverdeados, mostrando sua clara referência ao clássico de Martin Scorsese.
A atuação de Joaquin Phoenix é uma das melhores da carreira do ator, ele já se provou ser um cameleão. Inclusive, fica claro que este papel foi essencial para ajudá-lo na criação de “Coringa”.
A trilha sonora é assinada por Jonny Greenwood, da banda Radiohead, que foi indicado ao Oscar pelo seu trabalho em “Trama Fantasma”, “Sangue Negro”, “O Mestre” e “Precisamos Falar Sobre o Kevin”.
Tudo é muito bem construído, até mesmo a escolha corporal de Joaquin Phoenix para este papel não soa como mais uma alternativa de chamar a atenção do Oscar apenas. Você sabe que ele está cansado de viver, e isso é exposto através dos pensamentos dele.
A conclusão só prova que este longa não é apenas mais uma trama genérica. A verossimilhança impede a história de cair em territórios comuns onde o protagonista é sempre o grande herói.
Em suma, “Você Nunca Esteve Realmente Aqui” é um thriller de vingança espetacular, que não te dará todas as respostas para tudo o que está acontecendo, mas colocará você na pele do personagem de uma forma que será impossível não sentir todos os pesares do protagonista, e de uma criança explorada por homens desumanos.
Confira o trailer:
🎥 Filme: Você Nunca Esteve Realmente Aqui (You Were Never Really Here)
⚫️ Disponível em: Filmicca
Direção: Lynne Ramsay
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ – (10/10) Excelente
2017 ‧ Crime/Drama ‧ 1h 35m
Deixe um comentário