
Como faz diferença um filme sobre uma mulher se redescobrindo na visão de uma cineasta, e não na perspectiva de um homem.
Claro que há algumas exceções como o caso do diretor Sebástian Lelio (de “Gloria”, “Gloria Bell”, “Uma Mulher Fantástica” e “O Milagre”).
Há algo puramente genuíno no olhar que a roteirista e diretora Audrey Wells transmite para a personagem Frances, interpretada de forma espetacular por Diane Lane (“Infidelidade”). Não se trata de uma princesa que encontra facilmente seu príncipe encantado, é a história de uma mulher como qualquer outra da vida real, que terá alguns casos passageiros e desilusões durante sua caminhada em busca do amor verdadeiro.
Frances (Diane Lane) também não tem o maior tempo em tela ao lado de um homem só, e nem mesmo ao lado de vários, muitas das cenas inclui apenas ela se redescobrindo, voltando as origens e lembrando das coisas que gostava de fazer e havia deixado de lado.
Após descobrir que foi traída pelo marido, Frances perde a vontade de viver, mas é surpreendida quando ganha de sua melhor amiga Patti (Sandra Oh) um presente que garante uma viagem por 10 dias em Toscana na Itália.
Além da carismática Diane Lane, e de sua ótima personagem, as belas paisagens de Toscana são um complemento extra desse romance, além dos bonitões que vão cruzar o caminho dela, como Marcello (Raoul Bova). Inclusive, é interessante observar como os dois exalam química em cena, especialmente pela troca de olhares, é como se estivéssemos realmente acompanhando duas pessoas apaixonadas e não atores encenando uma interação superficial.
Nesse percurso, também terá um casal de pombinhos jovens e apaixonados interpretados por Pawel Szajda e Giulia Steigerwalt, que será um contraponto bem interessante para a jornada de Frances em busca de seu novo amor.
O charme de “Sob o Sol da Toscana” está no conjunto de previsibilidades e imprevisibilidades do gênero, além da forma genuína em que essas relações surgem. Evidentemente não é uma obra-prima, mas no que se propõe executa tudo com muita alma. Será impossível não sorrir com os personagens e vibrar com as conquistas de cada um deles, e isso só é possível porque você sente uma verdade em cada uma daquelas histórias contadas.
Confira o trailer:
🎥 Filme: Sob o Sol da Toscana (Under the Tuscan Sun)
🟣 Disponível em: Star Plus
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️ – (8.0/10) – Ótimo
Direção: Audrey Wells
2003 ‧ Romance/Drama ‧ 1h 53m
Deixe um comentário