
“Air: A História Por Trás do Logo” vai contar a história por trás do sucesso da Nike quando um aficionado por basquete; Sonny Vaccaro (Matt Damon) que trabalhava para a empresa, resolveu apostar em Michael Jordan (um fenômeno do esporte que na época tinha apenas 18 anos). Sonny, não tinha dúvidas de que criar uma linha de tênis esportivos vinculando o nome de Michael Jordan tornaria a marca ainda mais potente, e com isso os lucros explodiriam.
O longa dirigido por Ben Affleck é muito eficaz (embora formulaico e nada inovador), mas para aqueles que adoram uma história de sucesso americano, certamente será um prato cheio que vai garantir bons momentos de alívio cômico graças ao bom roteiro de Alex Convery, e o desempenho do elenco, principalmente da dupla Matt Damon e Ben Affleck, que desde sempre formaram uma ótima química em cena no cinema.
Lembrem-se, esses dois atores já venceram o Oscar de Melhor Roteiro por “Um Gênio Indomável“. Então, depois de tantos trabalhos juntos como atores e até mesmo roteiristas, é impossível que “Air: A História Por Trás do Logo” não tenha alguma coisa boa para te oferecer.
A fluidez na direção de Ben Affleck, torna uma história comum de sucesso profissional que Hollywood adora produzir em exaustão muito mais interessante, porque o ritmo é ótimo, e você não percebe a hora passar.
Particularmente, eu não me conecto tanto com histórias de bilionários que precisam alavancar ainda mais o seu negócio, especialmente quando o filme não vende a história dessa forma, e busca de alguma maneira tornar algo que é distante do público geral em uma jornada emocionante de perseverança e conquista. Isso fica nítido quando os créditos finais rolam, e eles mencionam que parte dos lucros foram doados para instituições de caridade. E não me entendam mal, eu não sou um desses críticos anticapitalismo, mas o que eu não gosto mesmo é dessa falta de coragem em vender uma história como de fato deveria ser.
Por isso, eu admiro tanto filmes como “A Rede Social”, onde o roteiro e a direção não tem medo de vender uma história sobre ganância e ambição, mas também não posso exigir isso de “Air” (título original), afinal o roteiro não é de um experiente como o Aaron Sorkin.
No elenco, o ator Chris Messina (“Argo”) interpreta um homem tão caricato que por vezes eu só conseguia lembrar do quanto Hollywood às vezes parece aquele tio da família quando conta uma história e exagera para parecer mais engraçada.
A atriz Viola Davis (“Histórias Cruzadas”) entrega uma atuação segura, e convence como a mãe de Michael Jordan, mas não é um de seus papéis mais marcantes da carreira.
“Air: A História Por Trás do Logo” é mais um filme sobre a história de ascensão de uma grande marca. No final das contas, é sobre como um homem conseguiu fazer com que muitos tênis fossem vendidos. Se você é um empreendedor, ou se interessa por essa temática. Certamente irá funcionar melhor. Caso contrário, o longa sobre a Nike pode soar mais como um filme que você já viu antes sem muito a oferecer.
Confira o trailer:
🎥 Filme: Air: A História Por Trás do Logo (Air)
🟡 Em exibição nos cinemas
Nota: ⭐️⭐️⭐️ (6.5/10) – Bom
Direção: Ben Affleck
2023 ‧ Drama ‧ 1h 52m
Deixe um comentário