
“Decisão de Partir” aposta em um thriller que não precisa seguir o tradicional. A investigação não é o grande foco narrativo, mas sim a aproximação dos dois protagonistas, que desenvolvem uma relação misteriosa que ganha novos contornos a cada novo desdobramento da história.
A trama policial segue o que é de praxe nesse gênero, o investigador com seus tormentos pessoais, aquele crime cheio de mistérios de roer as unhas, e a viúva suspeita.
O foco narrativo sempre se direciona à personagem feminina (a viúva) interpretada por Tang Wei, ainda que a relação dela com o investigador seja a base central, você vai notar que ela tem um peso dramático muito importante. Isso acontece não somente por ela ser uma suspeita em potencial, mas também pela direção de Park Chan-wook (de “Oldboy” e “Segredos de Sangue”), que, através do seu olhar, explora os olhos e as nuances da personagem com maestria.
A belíssima fotografia de Ji-yong Kim (de “O Gosto da Vingança”) é um dos grandes acertos de “Decisão de Partir”, não apenas pelo uso de cores, que sempre pontua com exatidão as sensações e os sentimentos dos personagens, mas especialmente pelos enquadramentos que exploram muito bem todo o cenário.
Quem esperar apenas um thriller com investigação provavelmente vai se decepcionar, até porque a trama oscila bastante entre seus próprios gêneros, trazendo novos rumos a cada ato da história.
Os primeiros minutos apresentam um suspense envolvente, que acaba seguindo um rumo diferente ao explorar muito mais um romance e um arco dramático dos protagonistas conforme a história avança. Essas mudanças de tons serão recorrentes, pois o diretor não se preocupa em seguir um padrão, ele quer contar sua história da sua maneira, e consegue muito bem.
“Decisão de Partir” não vai te entregar tudo explicado, porque o roteiro deixa as coisas em aberto de maneira proposital, para você refletir e discutir sobre os caminhos dos personagens e suas histórias.
Confira o trailer:
🎥 Filme: Decisão de Partir (Decision To Leave)
🔎 Onde assistir: Apple TV (aluguel)
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️ – (8.0/10) Ótimo
Direção: Park Chan-wook
2022 ‧ Romance/Mistério ‧ 2h 18m
Deixe um comentário