
“Cangaço Novo” prova que o Brasil tem qualidade de sobra para trabalhar histórias de formas envolventes e cativantes. Ainda que sua premissa e base narrativa não sejam inovadoras por si só, o esplendor da produção nacional repousa, sobretudo, na maestria direcional de Aly Muritiba, dos ótimos “Deserto Particular” e “Ferrugem”, bem como Fábio Mendonça, responsável por “O Doutrinador” e “Vale dos Esquecidos”. Estes diretores captam de maneira magistral a intricada realidade vivida pelos habitantes do sertão, além de habilmente abordar as sequências de assalto, que não deixam em nada a dever às produções estrangeiras, especialmente às produções hollywoodianas, às quais estamos acostumados a assistir graças à facilidade de distribuição em cinemas e serviços de streaming.
O cineasta Aly Muritiba revelou que se identificou muito com o projeto, pois tem uma relação direta com o protagonista Ubaldo (interpretado por Allan Souza Lima). Assim como Ubaldo, o diretor de cinema também vem do sertão e havia acabado de filmar “Deserto Particular”, que tratava de um homem que precisou se deslocar para encontrar outra pessoa, além de explorar a relação com seu pai, que na época também enfrentava problemas de saúde. É inegável que tais semelhanças enriqueceram sua ligação com o projeto, e esse vínculo especial transparece de forma eloquente na naturalidade com que a trama se desenrola na tela.
O que verdadeiramente me encanta em “Cangaço Novo” é a autenticidade que permeia cada elemento da produção, desde a meticulosa caracterização do elenco, composto por pessoas nascidos no Nordeste do Brasil, submetidos a um rigoroso processo de preparação conduzido por ninguém menos que Fátima Toledo, uma das mais respeitadas preparadoras de elenco no país. Além disso, as músicas selecionadas para a trilha sonora se encaixam de maneira harmoniosa com a atmosfera e o contexto da narrativa.
É possível sentir a poeira e o calor abrasador do sertão, como se estivéssemos imersos nesse ambiente por meio da tela. Quando essa imersão se torna palpável, não restam dúvidas de que a construção meticulosa da ambientação foi realizada com a mesma dedicação e cuidado demonstrados pelos diretores envolvidos no projeto.
Além de ser um ótimo drama que aborda questões políticas e sociais, a série nacional também se destaca como um faroeste moderno. Nessa empreitada, a série rompe com os paradigmas estabelecidos no gênero desde seus primórdios, evidenciando o papel fundamental das mulheres na narrativa. Uma das figuras femininas que desempenha esse papel de destaque é Dinorah, brilhantemente interpretada pela talentosa atriz Alice Carvalho.
Falando em elenco, outro destaque é o ator Allan Souza Lima, que entrega uma atuação incrível na cena final do terceiro episódio. Nesse momento, senti um profundo orgulho por estar assistindo a uma nova produção nacional que acerta em diversos aspectos e ainda nos presenteia com uma cena poderosa, com um intérprete tão dedicado ao papel.
Além da construção dos arcos dramáticos, que sempre exploram as ações e suas consequências. As cenas de assalto e perseguições de carros presentes no primeiro episódio são de tirar o fôlego de qualquer espectador. De modo igualmente espetacular, o quinto episódio apresenta uma cena de assalto a banco filmada em um único plano sequência, que se destaca como um dos momentos mais memoráveis da série..
“Cangaço Novo” é uma produção da O2 Filmes, a mesma responsável por “Cidade de Deus”. O simples fato de lembrarmos que essa produtora esteve envolvida em um dos grandes filmes nacionais de todos os tempos já demonstra a qualidade do projeto. No entanto, essa excelência só foi alcançada graças à dedicação e expertise de todos os envolvidos, tanto nos bastidores quanto diante das câmeras.
Esta série nacional alcança um nível de excelência verdadeiramente notável, e posso afirmar, sem sombra de dúvida, que sua excelência não se limita a um mero alarde baseado em estratégias de marketing. O conteúdo em si é genuinamente impressionante, e nos enche de esperança quanto à perspectiva de que muitas mais produções nacionais de qualidade primorosa como essa estejam por vir.
Confira o trailer:
Série: Cangaço Novo (New Bandits)
Onde assistir: Prime Video
Nota: ✱✱✱✱ (8.5/10) – Ótima
Criada por: Eduardo Melo
2023 ‧ Drama/Ação ‧ 1 temporada
Deixe um comentário