“Victoria” é um drama alemão que apresenta um dos planos sequências mais longo da história do cinema

Premiado em Berlim, “Victoria” justifica plenamente o reconhecimento que recebeu. O filme foi gravado em um único plano-sequência por Sturla Brandth Grøvlen, das 4h30 às 7h00 do dia 27 de abril de 2014, nas proximidades de dois bairros no centro de Berlim. O diretor Sebastian Schipper admitiu ter filmado três vezes em uma única sequência, descartando as duas primeiras filmagens e utilizando apenas a última. O resultado final na tela é notavelmente impressionante.

Durante todo esse tempo, a narrativa segue a história de Victoria, uma jovem solitária que abandonou o sonho de se tornar pianista em Madrid e se mudou para Berlim para gerenciar um café. Sozinha, sem família e amigos, essa garota ingênua e sorridente decide se aventurar quando conhece Sonne e seus quatro amigos. No entanto, ela não poderia imaginar que uma paixão mútua entre eles tomaria rumos inesperados.

O filme desafia os estereótipos do gênero de romance, mostrando-nos uma realidade crua. Isso não é apenas evidente na forma como a obra é filmada, mas também na evolução de sua história, que não se prende a nenhuma convenção de gênero. Se fosse um romance, você saberia o que esperar, se fosse um thriller, poderia antecipar um desenrolar diferente. No entanto, nada acontece como o esperado após mais de uma hora de calmaria.

Para aqueles que podem se incomodar com longas conversas aparentemente sem destino no primeiro ato, garanto que a paciência será recompensada quando a história se desdobrar. Até mesmo as conversas que pareciam superficiais se tornam relevantes quando a narrativa dá uma guinada. A construção de personagens, tanto da protagonista quanto dos coadjuvantes, é habilmente orquestrada.

Eu adoraria revelar como um romance se transforma com uma reviravolta na história, mas estragaria a experiência para quem ainda não assistiu. No entanto, “Victoria” é um filme que aborda muitos temas, como amor, amizade, solidariedade e a vida à margem da sociedade, nas palavras do próprio diretor.

O longa não oferece apenas uma jornada de autodescoberta, mas também uma história sobre as desilusões da vida e a dura realidade encontrada na vida adulta, com suas dificuldades financeiras e a frustração das expectativas de sonhos não realizados. É um estudo íntimo e realista que a maioria dos filmes hollywoodianos evita explorar. Se você deseja ter uma experiência desafiadora que o tire da sua zona de conforto, esse drama alemão é uma excelente escolha para assistir.

Confira o trailer:

Filme: Victoria
Onde assistir: MUBI
Nota: ✱✱✱✱ (8.5/10) – Ótimo
Direção: Sebastian Schipper
2015 ‧ Crime/Thriller ‧ 2h 20m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑