“Segredos de Um Escândalo” não engata como thriller, mas mantém-se através de seu drama eficiente

“Segredos de Um Escândalo” é um título em português que muitas vezes faz ainda mais sentido do que seu título original. Isso porque a história central realmente gira em torno de um escândalo e dos segredos que serão revelados ao longo da narrativa.

Na trama acompanhamos a atriz Elizabeth (vivida por Natalie Portman), que começa a acompanhar o dia a dia de Gracie (Julianne Moore), a quem ela interpretará em uma adaptação cinematográfica.

O escândalo no qual Gracie se envolveu anos antes torna sua história amplamente conhecida, despertando o interesse de produtores para transformar essa história em um filme.

No passado, Gracie engravidou de um garoto de 13 anos e, após sair da cadeia, manteve o relacionamento. Agora, os dois têm três filhos e vivem uma vida comum nos subúrbios. A presença da atriz desencadeia memórias desse turbulento período na vida de todos eles.

O diretor Todd Haynes é habilidoso em explorar o íntimo de seus personagens, especialmente quando há escândalos na história. Ele faz um trabalho duplo ao analisar a moralidade questionável da situação.

Evidentemente, é discutido a pedofilia, mas é interessante como o filme tenta, através dos próprios personagens, evitar essa discussão, quase tornando o passado um fantasma do qual não faz mais parte da vida deles. Parece que os próprios protagonistas dessa história tem vergonha e ressentimentos sobre o que fizeram, e cabe à personagem de Natalie Portman tentar extrair essas informações para o seu conhecimento, assim como para o conhecimento do público.

Além da expertise do cineasta na direção, ele sempre se reúne com as melhores atrizes. Desta vez, com uma combinação impossível de dar errado: as atrizes Natalie Portman (“Cisne Negro”) e Julianne Moore (“Para Sempre Alice”).

Elas não só tem química em cena, mas também interpretam seus papéis com garra, transmitindo todas as nuances através de olhares que dizem tanto quanto os diálogos.

A sutileza de Todd Haynes ao transmitir as diferenças entre as duas personagens é frequentemente feita através de um espelho. Perceba como esse espelho também funciona como um reflexo do que a personagem de Natalie Portman gostaria de ver para imitar os trejeitos de Julianne Moore, a fim de dar vida a essa personalidade tão enigmática. Mas não apenas isso, como se ela também desejasse ter uma vida igualmente imoral, com desejos torpes e perversos.

Ao sugerir um thriller devido ao uso da trilha sonora de suspense e ao mistério envolvido no escândalo, Todd Haynes acaba falhando ao não conseguir potencializar nossa curiosidade com os desdobramentos.

Quando ele fez o excelente “Longe do Paraíso”, também estrelado por Julianne Moore, foi muito mais bem-sucedido ao investir no que executa com primor: o drama e as complexidades que o gênero proporciona para examinar profundamente a integridade de personagens tão espinhosos.

É como se em “Segredos de Um Escândalo” ele diluísse o acerto de outros filmes para investir em um suspense que não se sustenta por muito tempo, e nessa escolha acaba por não se aprofundar tanto no que ele faz de melhor em seus trabalhos. Ainda assim, o longa tem ganhado notoriedade nos festivais em que foi exibido e deve receber grandes indicações e reconhecimento no Oscar deste ano.

Confira o trailer:

🍿 Filme: Segredos Sobre Um Escândalo
📺 Onde assistir: Dia 18 de Janeiro nos cinemas
Nota: ✱ ✱ ✱ – (7.5/10) Muito bom

Direção: Todd Haynes

2023 ‧ Drama/Thriller ‧ 1h 53m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑