
Se você gostou de longas recentes como “Close”, “Monster” e principalmente “Vidas Passadas”, provavelmente você vai gostar muito de “Pare Com Suas Mentiras”, longa inspirado na obra biográfica homônina do autor francês Philippe Besson, também corroteirista da obra cinematográfica.
Stéphane Belcourt (Jeremy Gillet), retorna à sua cidade natal, Cognac, após 35 anos. O escritor aceita o convite para promover uma destilaria local. No entanto, o passado se entrelaça com o presente quando o destino o faz cruzar com Lucas (Victor Belmondo), um jovem assessor da empresa. O jovem Lucas representa um elo perdido, sendo filho do primeiro grande amor do escritor. Há 40 anos, assumir a homossexualidade era uma realidade para poucos, fazendo com que Thomas (Julien de Saint Jean) se afastasse de Stéphane devido às circunstâncias do tempo e do destino, que proibiram esse amor de florescer.
Com flashbacks, acompanhamos o primeiro encontro desses jovens e o medo que ambos tem de se encontrarem, a ponto de um dos personagens enfatizar a necessidade de manter isso em segredo.
Apenas com essa premissa, é fácil recordar que essa deve ter sido a dura realidade de muitas paixões interrompidas pelo forte preconceito da época. Muitos viveram vidas infelizes por não poderem ser quem realmente eram, mantendo relacionamentos apenas para manter as aparências, pressionados pela sociedade.
As atuações dos jovens Julien de Saint Jean, no papel de Thomas, e Jeremy Gillet, dando vida ao Stéphane adolescente, são incríveis! Eles capturam perfeitamente a inocência do primeiro amor, além do crescente calor do desejo mútuo entre os personagens. O ponto alto do filme é a sensibilidade presente até nas cenas mais íntimas, onde nunca ultrapassam os limites, transmitindo o desejo com calor, mas também a paixão clara entre os protagonistas.
Quando o presente assume a trama e o passado se afasta, Guillaume de Tonquédec, como Stéphane adulto, e Victor Belmondo, como filho de Thomas, entregam ótimas performances. É nesse ponto que segredos do passado vão surgindo conforme os personagens conversam. Desde o início, descobrimos o destino de Thomas e, mais tarde, outras revelações cruciais que afetam a história e o relacionamento de Stéphane com o passado que retorna.
O filme trabalha brilhantemente não apenas o mistério que envolve algumas dúvidas que pairam no ar, mas também as relações entre os jovens e as consequências das nossas escolhas passadas.
Uma das cenas finais traz um diálogo poderoso que certamente mexe com o coração do espectador, deixando-o numa posição tão tocante quanto a do protagonista. O mais devastador é imaginar quantas outras pessoas podem ter vivido histórias semelhantes ou até mais difíceis do que a de Stéphane.
Confira o trailer:
🍿 Filme: Pare Com Suas Mentiras (Arrête avec tes mensonges)
📺 Onde assistir: Reserva Imovision
Nota: ✱ ✱ ✱ ✱ – (8.0/10) Ótimo
Direção: Olivier Peyon
2022 ‧ Romance/Drama ‧ 1h 45m
Deixe um comentário