“Eu Vi O Diabo” é um suspense aterrorizante e indispensável

Se você espera uma indicação facilmente encontrada em algum serviço de streaming, infelizmente, a dica de hoje não é para você. Eu adoraria que o espetacular “Eu Vi O Diabo” estivesse disponível em algum serviço de streaming, mas aparentemente, as plataformas estão mais preocupadas em encher o catálogo com qualquer título do que em realmente enriquecer o acervo de filmes com opções de alta qualidade. Isso porque o thriller coreano dirigido por Jee-Woon Kim é uma obra-prima indispensável.

Logo na primeira cena, a direção do cineasta sul-coreano te atinge de forma tão brutal quanto o vilão interpretado pelo fenomenal Choi Min-sik (“Oldboy”) ataca suas vítimas.

Fica evidente neste papel o quão extraordinário Choi Min-sik é como ator, conseguindo transitar entre personagens como o carismático Oh Dae-su de “Oldboy” para o monstruoso Kyung-Chul, que pode passar despercebido por algumas pessoas que não identificarem sua aparência, já que nesta atuação ele não carrega nada de seu outro papel de sucesso no filme de Park Chan-wook.

O mais interessante na construção dessa história é que tudo é pensado para a elaboração de uma narrativa coesa, desde o fato de o namorado da primeira vítima ser um agente secreto que trabalha na área criminal e investiga suspeitos. Isso o leva aos quatro primeiros suspeitos, até que ele encontre o verdadeiro homem que tirou a vida de sua namorada. É nesse momento que um jogo perigoso dá início a uma caça sangrenta e imprevisível.

A cinematografia de Lee Mo-gae também é belíssima e contrasta de maneira chocante entre a beleza e a feiura deste mundo. Primeiro somos contemplados com neve e um cenário do qual gostaríamos de fazer parte, e depois recebemos um choque que nos faz reconsiderar nossa primeira impressão daquele ambiente que, de belo, se torna inóspito.

“Eu Vi o Diabo” não é apenas competente em sua narrativa, direção, fotografia e atuações, mas em todos os aspectos técnicos, desde sua montagem até a trilha sonora.

É um espetáculo visual e visceral que revela o pior do ser humano, fazendo-nos questionar a insanidade humana e até onde vai o limite de uma pessoa que não possui nenhuma humanidade.

Independentemente da brutalidade do filme, acredito ser importante a existência de obras que não censurem a violência gráfica e a exponham não de maneira sádica, mas como um alerta. Claro que esse mérito vem de uma direção sofisticada e competente, pois nas mãos de um diretor comum, isso poderia ser extremamente apelativo e de mau gosto.

Não é apenas como thriller que “Eu Vi o Diabo” funciona; há também muita ação frenética que se desenvolve de diferentes maneiras, desde as ótimas coreografias de luta que se encaixam perfeitamente em cada cena até a escolha do diretor de movimentar a câmera.

O drama também é potente e eleva a experiência deste thriller, que cresce à medida que a tensão se desenrola..

O ato final revela o brilhantismo deste longa sul-coreano ao nos mostrar que a busca pela vingança pode trazer um gosto satisfatório inicialmente, mas que, evidentemente, o gosto amargo vem logo em seguida, pois há tragédias que não são desfeitas mesmo com o derramamento de sangue.

Em suma, “Eu Vi o Diabo” é um thriller eletrizante que apresenta uma história brutal sobre vingança e nos remete aos melhores filmes do gênero, tanto os contemporâneos de Hollywood como “Os Suspeitos” e “Onde Os Fracos Não Têm Vez”, quanto os bem-sucedidos longas sul-coreanos como “Memórias de Um Assassino”.

Confira o trailer:

🍿 Filme: Eu Vi o Diabo
📺 Onde assistir: Youtube (Parte 1 / Parte 2)
Nota: ✱ ✱ ✱ ✱ ✱ – (10/10) Excelente
Direção: Jee-Woon Kim
2010 ‧ Thriller/Ação ‧ 2h 22m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑