“A Garota da Vez” reimagina uma história inacreditável sobre um serial killer em um programa de namoro

“A Garota da Vez” narra uma história inacreditável de um fotografo do Texas, que trabalhou para o Los Angeles Times, e que matou mais de 130 mulheres, permanecendo impune por muito tempo. Se isso já não fosse alarmante, o fato de ele ter passado despercebido pela polícia e, surpreendentemente, ter participado de um programa de namoro na TV, onde conheceu sua próxima vítima, torna tudo ainda mais chocante.

É assustador pensar no custo da negligência humana, seja por parte da polícia, que ignorou os pedidos de socorro de mulheres que o denunciaram, seja de um programa de televisão que inadvertidamente ofereceu a esse criminoso uma oportunidade para escolher sua próxima vítima ao vivo, em um programa de auditório.

O filme se passa na Los Angeles dos anos 70, quando uma série de assassinatos ocupa as manchetes. Nesse cenário, uma jovem aspirante a atriz cruza o caminho de um assassino em série durante um episódio do programa de namoro “Tournez Manège”. O mais bizarro é que a vencedora do programa ganharia uma viagem com o vencedor — que, por coincidência, era um serial killer.

Após assistir à adaptação cinematográfica, você pode até encontrar trechos reais do programa de auditório. Saí do filme chocado e, como de costume, fui pesquisar mais sobre o caso. Fiquei impressionado ao perceber o quanto Anna Kendrick conseguiu capturar a essência da participante real do programa. Isso prova que, além de ser uma promissora diretora, Kendrick continua a se destacar como atriz, oscilando brilhantemente entre o papel de uma garota alegre e o de uma mulher aterrorizada ao longo da trama.

Por mais incrível que essa história real já seja, a atriz e agora diretora Anna Kendrick fez um trabalho exemplar em sua estreia na direção. Vale mencionar que atrizes como Zoe Kravitz e Anna Kendrick começaram com grande competência suas carreiras de diretoras. De um lado, Zoe nos brindou com o excelente thriller “Pisque Duas Vezes”, e do outro, Kendrick nos entrega este impactante thriller baseado em uma história real. Ambas demonstraram uma segurança incomparável ao abordar temas de abuso com precisão e capacidade sob um olhar feminino.

O filme alterna entre cenas do programa de auditório e uma sequência intrigante, que inicialmente não sabemos se passa no passado ou no futuro. Essa dúvida se esclarece mais adiante, especialmente para quem não conhecia os detalhes da história real.

Destaca-se a forma como Kendrick utiliza a câmera e os enquadramentos, especialmente nas cenas de violência física. Percebe-se sua sensibilidade ao retratar esses momentos sem apelar para a violência explícita.

Por exemplo, em uma das cenas em que uma vítima é atacada, Kendrick opta por mostrar o ataque de forma sutil, com a câmera posicionada acima do telhado, deixando o espectador sentir a gravidade da situação sem visualizar todos os detalhes desse embate fisíco. Isso gera um enorme desconforto, reforçando a tensão. Eventualmente, algumas brigas corporais são mostradas, mas sem o grau de explicitude que poderia ter sido adotado. Ao mesmo tempo, há outra vítima apresentada no início do filme, cujo destino vai sendo revelado ao longo da narrativa.

De volta ao palco do programa de televisão, a tensão cresce quando uma participante da plateira reconhece o assassino. Embora haja um tom de humor com perguntas constrangedoras feitas pela participante, essa sequência desperta em nós um crescente senso de perigo, alterando nossos sentidos de forma intensa e inquietante. O desenrolar dos eventos é repleto de momentos inesperados e angustiantes, lembrando-nos o quanto nossas más decisões podem ter consequências trágicas.

Eu poderia dizer mais sobre “A Garota da Vez”, mas acredito que seja melhor assistir ao filme sem spoilers, como eu fiz, para que as surpresas tenham maior impacto. É impossível não refletir sobre como deve ter sido difícil ser mulher nos anos 70, quando pedidos de socorro eram ignorados e silenciados, permitindo que predadores agissem com a permissividade da polícia, da justiça e até mesmo de um programa de televisão.

🍿 Filme: A Garota da Vez (Woman of The Hour)

📺 Onde assistir: Cinema
Nota: ✱ ✱ ✱ ✱ – (8.0/10) Ótimo

Direção: Anna Kendrick
2023 ‧ Thriller/Mistério ‧ 1h 29m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑