“Acompanhante Perfeita”: terror, romance e ficção científica em um só filme

O filme “Acompanhante Perfeita” é o novo filme de terror do produtor de “Noites Brutais”. Desta vez, a trama explora não apenas o terror e o romance, como aconteceu em outro trabalho do produtor, mas também novos elementos narrativos.

No início, “Acompanhante Perfeita” se apresenta como um romance, introduzindo um casal e uma protagonista introspectiva. Juntos, eles embarcam em um fim de semana com amigos, mas o que começa como um encontro aparentemente comum logo toma um rumo inesperado. Uma tragédia irrompe, transformando radicalmente o tom do primeiro ato e redefinindo os rumos da história. Embora a revelação já fosse sutilmente perceptível, é a partir desse momento que ela se torna completamente evidente. Nesse momento, vemos que o protagonista, interpretado pelo ator norte-americano Jack Quaid (da série “The Boys”), adquiriu uma robô humanoide, o que confere ao filme um tom claramente voltado para a ficção científica. A partir disso, acompanhamos o início de suas interações com a robô, vivida por Sophie Thatcher (da série “Yellowjackets”).

Conforme a narrativa avança, Josh (Jack Quaid) revela sua ambição, egocentrismo e egoísmo, tornando-se uma figura difícil de simpatizar. Isso nos leva a torcer por Iris (Sophie Thatcher), mesmo quando suas ações se tornam cada vez mais perigosas.

Após esse evento traumático, o terror em “Acompanhante Perfeita” emerge como uma metáfora psicológica, explorando o declínio das relações humanas e o desejo de controle sobre o outro. Embora a abordagem possa parecer convencional, o diretor infunde um senso de humor inteligente ao desenvolver os desdobramentos da trama.

O longa nos mostra como a tecnologia pode se tornar uma ameaça para a humanidade, especialmente quando é explorada para benefício próprio. Além disso, o roteiro aprofunda a crítica ao egocentrismo e egoísmo humano, evidenciando a dificuldade das pessoas em lidar com uma inteligência que rivalize com a sua. No fundo, não buscam um verdadeiro diálogo ou confronto de ideias, mas sim a satisfação irrestrita de seus desejos e ambições pessoais.

O filme brinca com as memórias de um primeiro encontro e da euforia da primeira paixão. O mais fascinante é como essas tramas, mesmo situadas em um contexto além da nossa realidade, conseguem estabelecer conexões diretas com experiências universais, tornando a narrativa divertida e envolvente.

Se o primeiro e o segundo ato eram envolventes e convincentes, a reta final acaba deixando a desejar devido a certas facilidades narrativas. Por exemplo, se a robô foi programada para ter 100% de inteligência — o equivalente ao máximo possível para um robô humanoide — ela jamais deveria ter se permitido cair na armadilha que a levou de volta às garras de Josh. Além disso, tem outros momentos que você nota que o roteiro vai por um caminho mais fácil para chegar no final que gostaria. Mas, é possível suspender a descrença e simplesmente aproveitar o entretenimento, especialmente quando se trata de uma obra ficcional.

O mais divertido é uma referência direta feita ao filme “O Exterminador do Futuro 2”, quando um personagem retorna totalmente reprogramado, usando uma roupa de policial e atacando o primeiro que aparece em sua frente com seu modo implacável.

A sequência final perde força ao recorrer a um jogo de gato e rato que pouco acrescenta ao que já vimos em outros filmes. No entanto, a condução da direção consegue manter certo interesse, especialmente ao vermos o protagonista sofrer nas mãos do próprio robô que ele vinha explorando da pior maneira possível.

“Acompanhante Perfeita” não apresenta inovações narrativas e, em vários momentos, remete a elementos já vistos em outros filmes e séries sobre robôs. No entanto, a trama ganha um certo frescor quando flerta com o terror, mesmo sendo, essencialmente, um thriller de ficção científica. O filme é divertido, entrega bons momentos e mantém a atenção do espectador do início ao fim, mas algumas de suas melhores ideias poderiam ter sido mais bem exploradas na reta final.

Confira o trailer:

🍿 Filme: Acompanhante Perfeita (Companion)

📺 Onde assistir: Cinema
Nota: ✱ ✱ ✱ – (7.0/10) Bom

Direção: Zach Cregger

2024 ‧ Terror ‧ 1h 43m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑